Usina Hidrelétrica Colíder entra em operação comercial no Mato Grosso

11/03/2019
A Copel iniciou a operação comercial da primeira unidade geradora de energia da Usina Hidrelétrica Colíder. O empreendimento, que recebeu 2 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos, já tem autorização da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, para injetar energia no Sistema Interligado Nacional. A hidrelétrica, situada no Rio Teles Pires, na Região Norte de Mato Grosso, tem potência de 300 megawatts, dividida em três unidades geradoras. A capacidade é suficiente para atender até um milhão de habitantes. Com a Colíder, mais a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu no Paraná, e o Complexo Eólico Cutia no Rio Grande do Norte, que estão próximos a entrar em operação, a Copel estima um aumento anual de cerca de 450 milhões de reais na receita operacional. Para conectar a usina Colíder ao Sistema Interligado Nacional, a Copel também construiu uma linha de transmissão com 64 quilômetros de extensão até a subestação da Rede Básica no município de Cláudia, no Mato Grosso.
O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, ressalta que a entrada em operação da Usina Colíder representa um marco na história da Companhia. Ele afirmou que este é mais um passo para o fechamento de um ciclo de investimentos em geração de energia limpa e leva a Copel a um novo patamar de capacidade instalada.// SONORA DANIEL PIMENTEL SLAVIERO//
A casa de força da Usina Colíder fica em Nova Canaã do Norte, mas o reservatório da hidrelétrica abrange, também, os municípios de Itaúba, Colíder e Cláudia. A instalação da usina e da linha de transmissão rendeu aos cofres municipais mais de 30 milhões de reais referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. No pico da obra, cerca de 2 mil e 700 pessoas trabalhavam no canteiro, movimentando a economia local. Com o início da operação comercial, o Estado de Mato Grosso passou a receber uma compensação financeira pelo uso de recursos hídricos para a geração de energia. Todos os meses, a Copel destina 7% do valor da energia gerada para o pagamento desse benefício. A Copel concluiu, ainda, um programa específico de apoio aos municípios para viabilizar a doação de bens e construção de instalações e equipamentos públicos definidos em parceria com as prefeituras, que também receberam repasses diretos. A Usina Colíder também financiou a elaboração dos primeiros Planos Diretores de Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia, além da revisão do Plano de Colíder, contribuindo com o planejamento e desenvolvimento sustentável da região. (Repórter: Priscila Paganotto)