Universidades estaduais do Paraná são destaques na produção de pesquisa científica

11/04/2019
As universidades estaduais de Maringá, UEM, e a de Londrina, UEL, estão entre as 30 instituições que mais produzem pesquisas científicas no Brasil. É o que aponta um estudo divulgado pelo jornal da USP, a Universidade de São Paulo, que analisou citações do período de 2014 a 2018. A plataforma também aponta que o professor Daniel Granato da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, está entre os professores mais citados do mundo. De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o resultado do ranking é o reconhecimento do trabalho das universidades paranaenses.
Entre outros dados, o levantamento indicou que 80% dos pesquisadores do país estão nas universidades. A instituição que ocupa o primeiro lugar em participação é a USP, com 20% das pesquisas publicadas no país. A UEM ocupa a posição de número 25 da tabela com 3.656 documentos produzidos no período e a UEL está na posição 29, com 3.168 documentos. As duas universidades, juntas, representam 3% da produção científica total do país. Entre os 12 pesquisadores brasileiros mais citados em todo o mundo está o professor da UEPG, Daniel Granato. O professor, que atua no Departamento de Engenharia de Alimentos, é o 3º pesquisador mais produtivo do Brasil e um dos 300 do mundo na área de Ciências Agrárias, além de ter publicado 12 artigos que estão entre os mais citados da história da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Entre os feitos do professor, está o recebimento, no ano passado, do prêmio Tanner Award, que reconhece os artigos mais citados da revista Journal of Food Science. O professor Daniel Granato explica que o foco das pesquisas está em achar soluções naturais e sustentáveis para a indústria de alimentos. // SONORA DANIEL GRANATO //
A UEPG também é a melhor universidade brasileira em ‘Educação de Qualidade’, segundo o ranking de impacto universitário do mundo, produzido pela revista Times Higher Education. (Repórter: Rodrigo Arend)