Universidades estaduais colocam Paraná em quinto lugar na produção de pesquisa

28/05/2019
A produção acadêmica das sete universidades que pertencem ao governo estadual é um dos pilares para o Paraná estar entre os estados brasileiros que mais produzem ciência e inovação, colaborando para elevar a produção científica do país. Levantamento realizado neste mês de maio demonstrou que nos últimos dois anos foram concluídas 5 mil e 735 dissertações de mestrados e teses de doutorados. O levantamento também apontou a existência de 198 mestrados e 92 doutorados oferecidos nas várias áreas do conhecimento. Em relatório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Paraná desponta na quinta posição brasileira do setor, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. De acordo com o superintendente de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, grande parte da produção científica nacional ocorre nos Programas de Pós-graduação.// SONORA ALDO BONA.// O Censo do Ensino Superior 2018, divulgado pela Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, demonstrou que o sistema paranaense abriga 75 mil e 606 estudantes de graduação, em 388 cursos distribuídos em todas as regiões, capital e interior paranaenses. Os mais de 190 mestrados disponíveis somam 7 mil e 58 pesquisadores enquanto os mais de 90 doutorados reúnem 2 mil e 927 matriculados. Dados do Mapa de Investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mostram que o Paraná tem grande participação nos editais de financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, apoiando a concessão de bolsas, a publicação de artigos científicos e no fomento a grupos de pesquisa. Conforme o mapa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico dá apoio a 18 periódicos científicos do Paraná, que representam 9,18% do total concedido em todo o país. O Paraná soma ainda mil e 744 Bolsas de Iniciação Científica e outras 377 de Iniciação Tecnológica e Industrial, 10,89% do total de incentivos concedidos em todo o país e outras 951 Bolsas Produtividade em Pesquisa Tecnológica, que representam 6,09% do total nacional. Nos últimos 24 meses a Fundação Araucária investiu um total de 69 milhões e 980 mil reais nos editais que fomentam a pesquisa nas Universidades e Institutos paranaenses, totalizando aproximadamente 6 mil bolsas de estudos em 327 projetos e programas. (Repórter: Amanda Laynes)