Universidades Estaduais do Paraná homenageiam ex-governador Paulo Pimentel

12/11/2019
As instituições de ensino superior do Paraná homenagearam o ex-governador Paulo Pimentel, nesta semana, no Palácio Iguaçu, dentro das comemorações pelos 50 anos das universidades de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Elas foram criadas no dia 6 de novembro de 1969 por uma Lei Estadual, sancionada pelo então governador Paulo Pimentel. Em cinco décadas, elas formaram 200 mil profissionais. Paulo Pimentel recebeu placa e troféu em reconhecimento à iniciativa. A homenagem foi prestada durante o lançamento do livro “Vim, Vi, Venci”, sobre vida e trajetória do ex-governador, que explicou porque criou as universidades.// SONORA PAULO PIMENTEL//O evento foi no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do vice-governador Darci Piana, e de representantes do Governo do Estado, além de lideranças de diversos setores, amigos e familiares. Darci Piana falou sobre o legado de Paulo Pimentel e a visão do ex-governador de levar o ensino superior para o interior do Estado.// SONORA DARCI PIANA//Paulo Pimentel nasceu em Avaré, São Paulo, em 1928, e se mudou para o Paraná em 1955. Ele foi governador do Estado entre 1966 e 1971. Empresário da comunicação, foi fundador do Grupo Paulo Pimentel, formado por emissoras de televisão, rádios e jornais. O livro “Vim, Vi e Venci” é uma biografia romanceada sobre a história do ex-governador, escrito pelo empresário e escritor Cleverson Garrett. Ele afirmou que o livro fala sobre a vida de Paulo Pimentel, assim como o trabalho dele na carreira pública.// SONORA CLEVERSON GARRETT//Hoje, as universidades de Londrina, Maringá e Ponta Grossa são referência no Brasil e no Exterior em ensino, pesquisa e extensão. Com cerca de 90% dos professores com títulos de mestre ou doutor, as universidades mantêm um bom desempenho em diversos processos de avaliação, nacionais e internacionais. No Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do Ministério da Educação, elas ganharam destaque em 19 cursos. As instituições também estão entre as melhores nos cursos de pós-graduação. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, posicionou as três universidades como conceito 4, em uma escala que vai até 5. São cerca de 2.600 projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos nas universidades, apresentando soluções para demandas estaduais e áreas estratégicas. O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou o papel delas no desenvolvimento econômico e social do Paraná.// SONORA ALDO BONA//Outra ação importante desenvolvida pelas universidades estaduais em conjunto com o setor produtivo é a atividade feita pelas Agências e Núcleos de Inovação, que foram responsáveis por 117 patentes depositadas nos campos tecnológico e social. Por meio dos projetos de extensão, as universidades se conectam com a população em serviços e ações gratuitas nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar, diversidade, inovação, projetos culturais e sociais. As três instituições atendem, juntas, 1 milhão e meio de pessoas no Paraná com cerca de 700 projetos. O Programa Universidade Sem Fronteiras, financiado pelo Governo do Estado, também está presente na UEL, na UEM e na UEPG com 42 projetos, que desenvolvem ações de extensão, pesquisa e capacitação tecnológica em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. (Repórter: Priscila Paganotto)