Universidade Estadual de Maringá desenvolve ferramenta para otimizar projetos de programa para informática

27/10/2020
Um grupo de pesquisadores da UEM, Universidade Estadual de Maringá está trabalhando em uma ferramenta inovadora para reduzir o esforço de desenvolvedores de programa para informática, software e o tempo de elaboração e avaliação em projetos da área. A pesquisa faz parte do projeto “Otimização Evolutiva e Interativa de Arquitetura de Linha de Produto de Software”, coordenado pela professora Thelma Elita Colanzi, do Departamento de Informática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM.
Atuando há mais de dez anos como pesquisadora de algoritmos de otimização no desenvolvimento de software, a professora afirma que os desenvolvedores trabalham muitas horas para pensar em um projeto de software e isso demanda um esforço intelectual excessivo, além de inúmeras horas e dias de trabalho.
Thelma destaca que antes de programado, testado e disponibilizado aos usuários, a etapa de projeção é uma das mais importantes no processo de desenvolvimento de um software.
Inicialmente, a ferramenta foi pensada para ser usada por instituições desenvolvedoras de software, porém a professora adianta que a expectativa agora é fazer um estudo de caso com uma empresa da cidade de Maringá, no Noroeste do Estado, que desenvolve softwares voltados à Gestão Pública.
A pesquisa tem apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além de professores e estudantes da UEM, o grupo conta ainda com a participação de pesquisadores de outras instituições de ensino superior, como a USP, Universidade de São Paulo ; UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Ufam, Universidade Federal do Amazonas; e PUC-RJ a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Cada vez mais presente no dia a dia, facilitando a vida humana, a Inteligência Artificial é um termo usado para definir uma ciência computacional multidisciplinar, que serve para desenvolver e aprimorar sistemas complexos, baseados em lógica, cálculo, banco de dados e no comportamento inteligente. Essa tecnologia proporciona agilidade e eficiência na resolução de problemas, a partir de tomadas de decisão e consequentemente execução de tarefas.
A Inteligência Artificial é empregada, por exemplo, nas áreas da Medicina, Robótica, Segurança, Games, e até no reconhecimento de objetos ou pessoas, como a identificação biométrica. (Repórter: Flávio Rehme)