Universidade Estadual de Londrina completa 48 anos com quase 80 mil profissionais formados

05/10/2019
A UEL, Universidade Estadual de Londrina, completa nesta segunda-feira 48 anos de reconhecimento oficial por parte do MEC, Ministério da Educação. O ato aconteceu em 1971, dois anos depois de a UEL ter sido criada, por decreto do então governador Paulo Pimentel, junto com as universidades estaduais de Ponta Grossa e de Maringá. O aniversário de reconhecimento pelo MEC será marcado por uma programação cultural e acadêmica prevista para os meses de outubro e novembro, além de homenagens a personalidades que contribuíram para a consolidação do ensino, pesquisa e da extensão. Neste quase meio século de existência, a UEL formou aproximadamente 80 mil profissionais, ajudando a consolidar o Norte do Paraná como polo de saúde, turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação. Para o reitor Sérgio Carvalho, a data é um momento importante para a comunidade refletir sobre os próximos 50 anos da Universidade e qual será o perfil no futuro próximo. Ele lembrou que, neste ano, a UEL registrou um aumento de 14% no volume de inscritos no Vestibular, e afirmou que isso reflete a qualidade de ensino da instituição. O reitor acrescentou ainda que o desafio agora é atender novas demandas da sociedade, transformando em produto o conhecimento gerado.// SONORA SÉRGIO CARVALHO.//
Ao longo destes 48 anos de existência, a UEL formou exatamente 79.175 profissionais em diversas áreas do conhecimento. A comunidade interna é formada por cerca de 24 mil pessoas, sendo 4.154 servidores, entre professores e funcionários, além de 13.339 alunos de graduação e 6.020 de pós-graduação. São ofertados 53 cursos de graduação e, na pós-graduação, 66 especializações presenciais, sete EAD, 47 mestrados e 30 doutorados, além de 66 residências da área da saúde. A programação de aniversário do reconhecimento tem início neste domingo, com concerto da Orquestra Sinfônica da UEL, no Cine Com-Tour, a partir das 10 e meia da manhã. A entrada é gratuita e os convites poderão ser retirados antes da apresentação. Na segunda-feira está previsto o tradicional plantio da peroba, a partir das nove da manhã, no bosque Perobal do Campus Universitário, que contará com apresentação do coro Tempos Dourados. No mesmo dia será lançada a campanha "Por que não?", uma iniciativa de um grupo de professores e de servidores da Universidade, que pretende incentivar a comunidade interna a destinar os recursos previstos para o pagamento do Imposto de Renda para beneficiar instituições locais. A programação contará ainda com o I Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL, o Simpósio Por Extenso; o 28º Encontro Anual de Iniciação Científica e a Mostra Anual de Atividades de Ensino. As datas dos eventos e outros detalhes podem ser conferidos no site www.uel.br. (Repórter: Wyllian Soppa)