Universidade Estadual de Londrina celebra aniversário com homenagem a profissionais de saúde e pacientes

06/10/2020

Os 49 anos de atividades da Universidade Estadual de Londrina, UEL, foram comemorados nesta terça-feira com o plantio de mais uma árvore símbolo da instituição, no bosque Perobal, localizado no campus. O plantio, que acontece a cada aniversário da UEL, neste ano homenageou os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e os pacientes que se recuperaram da doença após longo período de internação. A cerimônia aconteceu véspera do aniversário da UEL, reunindo o reitor Sérgio Carvalho; a diretora administrativa do Hospital Universitário da UEL, Daiane Cardoso, e a técnica de enfermagem, Maria Regina Pelegrini, que positivou Covid-19 em março e ficou internada por 73 dias, cerca de 30 deles na UTI. Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, esse ano, em virtude da pandemia, a administração decidiu fazer uma celebração simples, mas que comemora mais ciclo de conquistas e crescimento para a instituição.
O vice-reitor Décio Sabbatini, que é professor do Centro de Ciências da Saúde e plantonista do HU, citou que as árvores plantadas crescem apenas sob a sombra das outras maiores, fazendo um paralelo sobre a importância do trabalho de equipe para que toda a comunidade que envolve a UEL avance.
Reconhecida pelo Ministério da Educação em 1971, a UEL nasceu da união de cinco faculdades, algumas existentes desde a década de 50. O projeto inicial uniu os vários professores e disciplinas dos cursos ofertados na época em departamentos, considerando áreas afins. Eles foram reunidos em Centros de Estudos, que hoje são nove e abrigam 52 cursos de graduação. Desde 1987, o ensino é gratuito no nível de graduação. Mais informações sobre a instituição e também as ações da universidade estão na página www.uel.br. (Repórter: Rodrigo Arend)