Unidades Mistas de Saúde levam novo perfil assistencial aos pequenos municípios

08/02/2024
Integrando serviços de Atenção Primária e Pronto Atendimento de Baixa Complexidade, as Unidades Mistas de Saúde do Paraná vão assumir um perfil assistencial inédito para municípios de pequeno porte. As construções são uma novidade no Estado e vão otimizar o tempo de resposta e a capacidade de atendimento no Interior. O projeto padrão, criado pela Secretaria de Estado da Saúde e oferecido às prefeituras, conta com área total de 643 metros quadrados, e prevê investimento médio de três milhões e 500 mil reais. Os espaços têm capacidade para oferecer, em média, três mil e 100 atendimentos por mês, garantindo acesso 24 horas para serviços de urgência e emergência. Uma das principais características é a união do atendimento similar de uma Unidade Básica de Saúde com os serviços de urgência e emergência, característicos dos pronto atendimentos. Esse conceito abrange a disponibilidade de atendimento padrão e leitos para estabilização de pacientes em condições mais críticas até que possam ser encaminhados para centros médicos de maior porte. As unidades também vão ofertar atendimento médico especializado, multiprofissional e interdisciplinar, contando ainda com laboratório de análises clínicas. São 13 unidades já anunciadas em diferentes regiões, indo do Norte ao Noroeste, Oeste e Sudoeste, Campos Gerais e Centro-Oeste, além do Centro-Sul. O investimento já ultrapassa 50 milhões. Das obras em andamento, a mais avançada é a de Maria Helena, com 75% da estruturação concluída e previsão de inauguração nos próximos meses. Oito cidades ainda vão iniciar as construções. O menor desses municípios é Quatro Pontes, com quatro mil 480 habitantes, e o maior é Telêmaco Borba, com 75 mil e 42 habitantes. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, visitou nesta semana as obras da unidade de Ivaté, no Noroeste, um dos primeiros municípios a receber o projeto. A unidade localizada na Avenida Rio de Janeiro está com 24% de execução. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre deste ano. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)