UEM investe em software para detectar e inibir plágio acadêmico

15/06/2024
A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá, UEM, volta a ter uma ferramenta para inibir plágios, ou seja, a produção de trabalhos acadêmicos com a utilização de ideias e conteúdos de terceiros sem o devido crédito. Uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Ensino e a Pró-Reitoria de Administração viabilizou a assinatura do software antiplágio Turnitin Feedback Studio. O processo da contratação de assinatura do programa foi todo realizado pela Biblioteca Central, órgão ligado à Pró-Reitoria de Ensino, mas a gestão do contrato está a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, onde é mais forte a produção de pesquisa. Segundo a Biblioteca Central, Pró-Reitoria de Ensino e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o software escolhido lidera o mercado de soluções tecnológicas em integridade acadêmica. O mesmo programa também é utilizado pela Editora da UEM para análise das publicações. O investimento na assinatura anual do plano intermediário da ferramenta foi de cerca de 60 mil reais e permite o cadastro de três mil usuários da comunidade universitária. A ferramenta apresenta, dentre outras funções, o relatório de similaridade, que identifica rapidamente textos não originais ou citados indevidamente, destacando similaridades com a maior base de dados mundial da internet e conteúdo de trabalhos acadêmicos e científicos, além de indexar páginas da internet em si. Docentes, discentes e agentes universitários interessados devem solicitar o cadastro para uso do software na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com Daiana Aldrovande, pelo telefone 3011-4518 ou pelo e-mail: sec-ppg@uem.br. (Repórter: Victor Luís)