UEL recebe quarto pesquisador ucraniano por meio do programa de acolhimento a cientistas

14/03/2024
A UEL recebeu nesta quinta-feira o professor Yurii Latysh, 43 anos, o quarto pesquisador ucraniano que chega à cidade, por meio do Programa Paranaense de Acolhimento aos Cientistas Ucranianos, da Fundação Araucária, que conta com o apoio da secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Doutor em História, Latysh vai atuar por dois anos junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social, do Centro de Letras e Ciências Humanas, e será colega de centro de estudos de dois conterrâneos. Professor associado na faculdade de História da Universidade Nacional de Kiev Taras Shevchenko, Latysh também é pesquisador visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém. É autor de mais de 100 artigos acadêmicos que atravessam temas relacionados à historiografia e memória da Ucrânia e também da ex-União Soviética, assim como dos 15 estados independentes que emergiram com o fim do bloco. Yurii é fluente no idioma russo e tem boas habilidades de comunicação na língua inglesa, sendo o desafio, agora, aprender o português. Por isso, o professor já deu início aos estudos no Curso de Português para Estrangeiros, oferecido pelo Laboratório de Línguas da UEL por meio do Programa Paraná Fala Idiomas. Na manhã desta quinta, Yurii Latysh foi recebido pela reitora da UEL, Marta Favaro, no Gabinete da Reitoria. O Programa Paranaense de Acolhimento aos Cientistas Ucranianos já recebeu 19 pesquisadores, distribuídos entre a UEL, UENP, PUC, UTFPR, Unicentro, Unioeste, Unila, UEPG, IFPR e UEM. Por meio de editais de fluxo contínuo com duração de dois anos, até 50 bolsas de estudos foram disponibilizadas com o objetivo de apoiar financeiramente as instituições científicas e tecnológicas e de pós-graduação. (Repórter: Gustavo Vaz)