UEL entrega primeira usina de energia solar de Londrina nesta sexta-feira

07/11/2019
A UEL, Universidade Estadual de Londrina, entrega oficialmente nesta sexta-feira a primeira Usina Fotovoltaica de Londrina. O sistema de captação de incidência solar deve garantir uma produção de quase 490 Megawatts por ano. Este volume é suficiente para manter aproximadamente 250 residências médias durante um ano. A Usina, que tem 1.020 placas solares, ocupa uma área de dois mil metros quadrados do estacionamento da Clínica Odontológica Universitária, no Câmpus Universitário, e integra o Projeto de Eficiência Energética aprovado na em chamada pública da Copel. O investimento total foi de quatro milhões e 900 mil reais. Segundo o reitor Sérgio Carvalho, a usina coloca a Universidade no caminho da sustentabilidade, seguido por várias instituições públicas que priorizam os investimentos relacionados ao consumo racional de energia.
O prefeito do Câmpus, Gilson Bergoc, destacou que a estrutura foi projetada e implementada pela própria Prefeitura do Câmpus, proporcionando economia de quase 70% na montagem completa da estrutura.// SONORA GILSON BERGOC.//
Além da Usina, o edital contemplou também uma unidade geradora de energia elétrica a biogás que será produzido em biodigestores, instalados na Fazenda-Escola. Essa unidade está em testes operacionais e deverá entrar em funcionamento em breve. As demais ações previstas no edital foram a substituição de 15 mil lâmpadas fluorescentes por Led, troca de 40 condicionadores de ar e de 40 destiladores de água, por equipamentos mais eficientes e de menor gasto energético, economizando no consumo de energia e também de água. Também foram instalados 40 medidores para avaliar o consumo de Centros de Ensino, órgãos de apoio e demais unidades distribuídas no Câmpus. A solenidade de inauguração acontece às duas e meia da tarde, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Câmpus Universitário. (Repórter: Wyllian Soppa)