UEL abre nesta quarta-feira o Seminário de Pesquisas em Resíduos

04/06/2019
A Universidade Estadual de Londrina abre, nesta quarta-feira, o primeiro Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos, no Cesa, o Centro de Estudos Sociais Aplicados. O objetivo é discutir o tema de resíduos a partir do diálogo, intercâmbio e interação entre diferentes áreas de conhecimento. Este evento é promovido pela Rede Integrada de Pesquisas em Resíduos da UEL. Outra proposta é disseminar o conhecimento gerado na Universidade junto a órgãos públicos, ONGs, comunidade local e interessados pelo tema. A professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração do Cesa, explicou que é preciso criar um plano de ações para resolver a questão dos resíduos.
Segundo ela, diversos fatores são determinantes para a gestão ineficiente do lixo nas cidades, que passam por responsabilidades do poder público e também da população.
Segundo dados do projeto, o brasileiro gera em média um quilo e 100 gramas de lixo ao dia. Segundo a professora, a criação diária de novos materiais com difícil potencial de se degradarem, a consequente mudança na composição das embalagens, e inclusive a falta de conhecimento da população sobre os impactos e riscos da destinação inadequada do lixo também são entraves que barram avanços no setor. As conferencistas convidadas são a professora Sylmara Gonçalves-Dias, da USP, e a engenheira civil e diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Distrito Federal, Heliana Campos. Uma mesa-redonda encerra o seminário com a participação de representantes de órgãos como da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina, da 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail sipresiduos@gmail.com. (Repórter: Wyllian Soppa)