Turismo longe do mar: trilhas, montanhas e cachoeiras são opções alternativas no Litoral

05/01/2024
É inegável a beleza natural do Litoral. Praias limpas e seguras e atrações culturais. Mas há também passeios incríveis pelo patrimônio natural da região que vão além da faixa de areia. O IAT administra no Litoral cinco Unidades de Conservação que estão abertas à visitação. O Parque Estadual Ilha do Mel se tornou Unidade de Conservação em 2002. Para quem gosta de surf, a praia de Brasília é o local perfeito. Já para quem prefere mar calmo, o lado de Encantadas, logo na chegada das balsas, é uma ótima opção. Outro ponto é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1679 por escravizados para proteger as minas de ouro descobertas pelos portugueses em Paranaguá, em 1646. Há dois caminhos para se chegar à Ilha e é preciso embarcar em balsas. Por Paranaguá a duração é de 1h30. Embarcando via Pontal do Sul, são 30 minutos. As passagens podem ser compradas no local, ou via internet, pela Abaline, com ida e volta custando entre 44 e 80 reais por pessoa, dependendo do ponto de partida. Composto por 1.782 hectares de vegetação nativa, o Parque Estadual do Palmito é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998. Localizado em Paranaguá, tem como principal objetivo garantir a conservação de uma parcela da floresta de Mata Atlântica por meio da inserção da atividade silvicultura do palmito-juçara e do palmito-pupunha. O acesso a essa área, porém, é permitido somente a funcionários, pesquisadores e grupos organizados com visitas pré-agendadas. Para chegar até o complexo, é preciso acessar a PR-407, a Estrada das Praias. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, foi usado parcialmente como lixão entre 1968 até meados da década de 1990. O espaço de 118 hectares se transformou em Unidade de Conservação e agora abriga um trecho remanescente de Mata Atlântica. Os visitantes podem percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 km. O endereço é a Rua Argentina, número 99. Funciona de quarta-feira à segunda-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Para grupos de mais de 10 pessoas, é preciso fazer o agendamento prévio por telefone. Considerado um dos mais importantes palcos da escalada no País, o Parque Estadual Pico do Marumbi fica em Morretes e recentemente retornou com as atividades de camping, possuindo 8.700 hectares. No local há a antiga Ferrovia Paranaguá-Curitiba, o lendário Caminho do Itupava, e, claro, o Conjunto do Marumbi, formado por diversos picos que superam 1.400 metros de altitude e dão nome ao parque. Para chegar, os visitantes podem ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes. De lá, um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Para ir de carro, basta seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4. Já o Parque Estadual Pico Paraná abriga algumas das maiores formações rochosas do Estado, como o Pico Paraná, 1.877 metros, o mais alto do Sul. Essa é a dica perfeita, junto com o Parque Estadual do Marumbi, para quem gosta e tem experiência em escalada, já que a caminhada até o cume leva de 6 a 10 horas. Para chegar, basta acessar a BR-116, e, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum, seguindo por 6 km, passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, até a base do IAT no final da estrada. (Repórter: Gustavo Vaz)