Transporte intermunicipal enfrenta redução de passageiros

29/08/2020
O sistema de transporte intermunicipal comercial de passageiros, administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), chegou a registrar uma queda de 90% no número de passageiros devido à pandemia de Covid-19.
O movimento nos ônibus começou a cair ainda em março, quando tiveram início as medidas de prevenção e distanciamento social. O transporte metropolitano caiu 30%, enquanto o transporte rodoviário chegou a uma redução de 38%.
No mês seguinte os ônibus metropolitanos perderam 80% dos passageiros, e as linhas rodoviárias chegaram a uma redução de 90%. Dados dos meses seguintes estão sendo consolidados, mas sinalizam uma queda semelhante.
Devido ao impacto no transporte intermunicipal, o DER/PR autorizou as empresas a cancelarem horários em que passagens não tenham sido vendidas no ponto de origem e, no caso de linhas metropolitanas, também a alterar e ajustar a frequência das viagens, de acordo com o movimento de passageiros. Em ambos os casos as mudanças devem ser informadas previamente ao departamento.
Em complemento aos decretos governamentais no início da pandemia, o DER orientou as empresas de transporte quanto à importância de realizar constante higienização dos veículos, bem como a disponibilizar álcool 70% para todos os passageiros antes do embarque. Além disso, as empresas também devem seguir as determinações dos municípios em que operam suas linhas.
O diretor-geral do DER/Pr, Fernando Furiatti, explica que é um sistema complexo, com 647 linhas de ônibus em atividade. E essa pandemia criou complicações inéditas, como o fechamento de terminais rodoviários ou proibição de trânsito de ônibus em perímetro urbano, decisões tomadas por alguns municípios. //SONORA FERNANDO FURIATTI//.
Atualmente estão vigentes medidas como a utilização de máscara antes do embarque e durante toda a viagem, bem como restrições quanto ao total de passageiros nos veículos, sendo 65% nos horários de pico e 55% nos demais horários.
O DER/PR tem contado com o apoio de empresas e entidades do setor no enfrentamento ao vírus, por meio de realização de ações de esclarecimento e conscientização. Na Rodoviária de Curitiba, por exemplo, foram aplicados adesivos nos bancos e locais de formação de fila, indicando a distância mínima que os usuários devem respeitar.
No portal online do DER/PR (www.der.pr.gov.br), opção Transporte de Passageiros, os usuários podem encontrar várias informações úteis para os viajantes, como consulta a linhas, horários, e informações sobre direitos dos passageiros. Outras opções são voltadas para as empresas do setor, como legislação, documentos e formulários, manual do transportador e licenças de fretamento. (Repórter: Flávio Rehme)