Transporte de grãos por ferrovia cresce 128% da região Oeste para Paranaguá

08/07/2020
O volume de grãos transportados na malha ferroviária da região Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá mais que dobrou no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. O acréscimo foi de 128%, apesar dos efeitos da pandemia da Covid-19 que impacta diretamente em limitação de operações e redução da demanda. Um dos fatores preponderantes é a parceria desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., Ferroeste, estatal que opera a malha ferroviária entre Cascavel e Guarapuava, e a empresa Rumo Logística, que movimenta as cargas de Guarapuava para Paranaguá. Assinado em fevereiro de 2020, o Contrato de Operação Específico tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da safra da região Oeste pelo ramal ferroviário. Nestes primeiros seis meses, o volume de grãos saltou de 133 milhões de toneladas úteis para 303 milhões de toneladas. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o Governo do Estado está propiciando ao setor produtivo do Oeste toda a infraestrutura necessária para dar mais celeridade no escoamento, principalmente de grãos, até o Porto de Paranaguá.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Os resultados deste primeiro semestre foram apresentados pelos diretores da Rumo durante uma videoconferência com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Além do aumento de 128% no volume de grãos, também se destaca o acréscimo de 32% no transporte de fertilizante e de 31% de cimento. O volume total transportado do Oeste até Paranaguá foi 55% maior que no primeiro semestre de 2019. Durante a videoconferência, Guto Silva apresentou as perspectivas da nova Ferroeste para o futuro.// SONORA GUTO SILVA.//


Guto Silva ainda explicou que o Governo realiza esforços para dar ainda mais eficiência à Ferroeste, entre eles, a parceira com o Governo Federal, que recentemente a qualificou no Programa de Parcerias de Investimentos, o que deve acelerar o processo de desestatização. A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão até o final de 2021, já com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental concluídos. Outro resultado apresentado foi o tempo para transportar as cargas da região Oeste até o Porto de Paranaguá. Este prazo, que já foi de 16 dias e meio, hoje é de nove e meio e o objetivo é baixar para oito dias. A Ferroeste vem colhendo uma série de bons resultados desde o início da gestão Ratinho Júnior. No primeiro quadrimestre de 2020 a estatal registrou ampliação da capacidade de escoamento da safra de grãos e de produtos industrializados que resultou no lucro de um milhão e 660 mil reais. O crescimento foi de 180% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. Em abril, a Ferroeste bateu recorde de movimentação do volume transportado da região Oeste. Foi o mês com a maior movimentação da história da companhia, chegando a 160 mil toneladas. (Repórter: Amanda Laynes)