Transporte de cargas por trem cresce 15% nos Portos do Paraná

08/05/2019
A quantidade de cargas transportadas por trem até os Portos do Paraná cresceu 15% entre janeiro e abril deste ano. Foram 3 milhões e 200 mil toneladas movimentadas em 61 mil vagões. No mesmo período de 2018, a ferrovia respondeu por 2 milhões e 800 mil toneladas de carga, transportadas em 53 mil vagões. De acordo com o diretor de Operações dos Portos do Paraná, Luiz Teixeira, com mais produtos chegando e saindo por trilhos, o uso do modal rodoviário caiu quase 26%.// SONORA LUIZ TEIXEIRA.// Já as dificuldades geradas pelo tabelamento do frete às transportadoras pode ser fator que fez aumentar, também, a movimentação de cargas por navegação dentro do país. A chamada cabotagem, navegação que se faz nas costas, cresceu 6,2% no quadrimestre. Entre janeiro e abril de 2018, o volume de carga transportada por cabotagem foi de pouco mais de 750 mil toneladas. Neste ano, foram quase 800 mil toneladas. Dos 68 navios que atracaram nesta modalidade, 51 foram de granéis líquidos, 15 de contêineres e dois de granéis sólidos. A quantidade de caminhões que movimentaram pelo Porto de Paranaguá, que foi de 161 mil no primeiro quadrimestre de 2018, foi reduzida para 119 mil no mesmo período deste ano. O volume de carga transportado pela rodovia, nos dois sentidos, também registra queda. De 5 milhões e 800 mil toneladas, nos primeiros quatro meses de 2018, passou para 4 milhões e 300 mil este ano. O uso de modais alternativos tem impacto direto nos custos logísticos e no fluxo de tráfego das estradas. Para se ter ideia, um vagão tem capacidade para transportar cerca de 45 toneladas de produtos, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Para carregar um navio de grãos, são necessários, em média, mil e 500 vagões, ou mil e 800 caminhões. (Repórter: Amanda Laynes)