Temporal do fim de semana foi o mais grave enfrentado pela Copel no interior

24/10/2021
O domingo foi de avanços na recuperação dos estragos causados pelo temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o temporal que atingiu o Paraná nas últimas semanas, que já era considerado o mais grave enfrentado pela Copel no interior do Estado.

Equipes de emergência, manutenção e obras da Companhia estiveram em campo e seguem trabalhando na reconstrução das redes elétricas do Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte do Estado. São mil 350 profissionais empenhados em religar tudo o mais rapidamente possível.

No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, quedas de árvore, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 quilômetros por hora em diversas localidades, chegando a 100 quilômetros por hora em Cianorte. Mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia.

Na região Noroeste, ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido.

Há ainda 2 mil e 300 serviços para atendimento em toda a região Noroeste e a conta de postes quebrados chegou a 145 neste domingo.

Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm quase duas mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural. Em toda a região Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178.

As regiões Oeste e Sudoeste somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando duas mil e quatrocentas ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões.

Quinze municípios seguem quase que totalmente sem energia, principalmente no Noroeste do Estado.

O superintendente de Operação da Copel, Francis Alencar Prado, comenta os trabalhos de recuperação após o temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. Os trabalhos seguem nos próximos dias.// SONORA FRANCIS ALENCAR PRADO.//

Os canais de atendimento 0800 e WhatsApp receberam, somente nas últimas 24 horas, o equivalente ao volume de chamadas mensal e, com isso, os consumidores acabaram enfrentando dificuldade para contatar a empresa.

A Copel lembra que a falta de luz também pode ser comunicada pelo site, pelo aplicativo ou por mensagem de texto SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. (Repórter: Felippe Salles)