Tempo de espera dos navios nos Portos do Paraná diminui 46%
09/04/2019
Os Portos do Paraná reduziram em 46% o tempo médio que os navios esperam para atracar no cais. Nos primeiros três meses de 2018, um navio esperava, em média, 185 horas desde a chegada na baia de Paranaguá até a atracação. Neste ano, este tempo foi reduzido para 99 horas. A permanência para operação também ficou menor. No ano passado, a média era de 58 horas no cais, 9% a mais que neste ano. De acordo com o diretor de Operações dos Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, essa eficiência reduz os custos dos exportadores e importadores e aumenta as vantagens de fazer negócios pelos portos de Paranaguá e Antonina.// SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR.//
Em relação a movimentação, o balanço, divulgado nesta terça-feira pelo departamento de estatísticas da administração portuária, destaca alta de 10% nas exportações de carga geral. Considerando apenas o mês de março, foram movimentadas 955 mil e 143 toneladas de produtos de carga geral. Aumento de 11% na comparação com o mesmo período de 2018. Apenas nas cargas para exportação, foram 659 mil e 37 toneladas movimentadas este ano, contra 583 mil e 750 toneladas movimentadas no ano passado, um aumento de 12%. No acumulado de 2019, já foram quase um milhão e 700 mil toneladas de carga geral exportada. Em 2018, no mesmo trimestre, foram exportadas pouco mais de 1 milhão e 500 mil toneladas. Luiz Teixeira observa que o aumento de movimentação da carga geral também é resultado da mão de obra paranaense.// SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR.//
Carga geral é toda mercadoria solta ou embalada, que necessita de arrumação para ser transportada em um navio. São produtos como sacas, madeira, bobinas, celulose, papéis, peças, projetos, equipamentos, caixas, veículos. Também se enquadram na categoria as cargas que são transportadas em contêineres. Considerando os trimestres de 2018 e 2019, os principais produtos movimentados no segmento foram o açúcar em saca, adubo, caldeiras, celulose, contêineres, trilhos de aço e veículos. O Porto de Paranaguá também registrou alta de 14% no número de contêineres recebidos de importação. As principais cargas importadas foram fertilizantes e plástico. Na exportação, o crescimento foi de 5%. Os produtos mais comercializados foram congelados e madeira. De janeiro a março, foram 23 mil e 516 veículos movimentados via Paranaguá. A movimentação via porto de Antonina continua crescendo. Foram 268 mil e 167 toneladas de produtos no acumulado deste ano. O número é 172% maior que o mesmo período do ano passado. A soja se mantém como o principal granel movimentado via portos do Paraná. (Repórter: Amanda Laynes)
Em relação a movimentação, o balanço, divulgado nesta terça-feira pelo departamento de estatísticas da administração portuária, destaca alta de 10% nas exportações de carga geral. Considerando apenas o mês de março, foram movimentadas 955 mil e 143 toneladas de produtos de carga geral. Aumento de 11% na comparação com o mesmo período de 2018. Apenas nas cargas para exportação, foram 659 mil e 37 toneladas movimentadas este ano, contra 583 mil e 750 toneladas movimentadas no ano passado, um aumento de 12%. No acumulado de 2019, já foram quase um milhão e 700 mil toneladas de carga geral exportada. Em 2018, no mesmo trimestre, foram exportadas pouco mais de 1 milhão e 500 mil toneladas. Luiz Teixeira observa que o aumento de movimentação da carga geral também é resultado da mão de obra paranaense.// SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR.//
Carga geral é toda mercadoria solta ou embalada, que necessita de arrumação para ser transportada em um navio. São produtos como sacas, madeira, bobinas, celulose, papéis, peças, projetos, equipamentos, caixas, veículos. Também se enquadram na categoria as cargas que são transportadas em contêineres. Considerando os trimestres de 2018 e 2019, os principais produtos movimentados no segmento foram o açúcar em saca, adubo, caldeiras, celulose, contêineres, trilhos de aço e veículos. O Porto de Paranaguá também registrou alta de 14% no número de contêineres recebidos de importação. As principais cargas importadas foram fertilizantes e plástico. Na exportação, o crescimento foi de 5%. Os produtos mais comercializados foram congelados e madeira. De janeiro a março, foram 23 mil e 516 veículos movimentados via Paranaguá. A movimentação via porto de Antonina continua crescendo. Foram 268 mil e 167 toneladas de produtos no acumulado deste ano. O número é 172% maior que o mesmo período do ano passado. A soja se mantém como o principal granel movimentado via portos do Paraná. (Repórter: Amanda Laynes)