Tecpar chega aos 80 anos como polo de tecnologia no Paraná

05/06/2020
O Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, completa 80 anos neste sábado. Criado em 1940 como um laboratório com ênfase na saúde humana e animal, o instituto é hoje uma empresa pública do Governo do Estado reconhecida também como um dos indutores de inovação e de novas tecnologias, com foco em contribuir com a economia e o desenvolvimento regional. O diretor-presidente Jorge Callado ressaltou que, mesmo com os desafios atuais, o objetivo do Tecpar com foco no centenário é fortalecer as áreas nas quais o instituto já é referência e consolidar novos projetos em desenvolvimento.
A abertura do instituto, em 1940, foi planejada pelo Governo do Estado do Paraná, que à época era liderado pelo interventor Manoel Ribas, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do Estado e para atender a demandas de saúde humana e animal. Fundado como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição teve à frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, que idealizou o instituto. Um ano depois, foi transformado no Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo a atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do Paraná. Em dezembro de 42, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava a denominação para IBPT, Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas,, abrindo novas frentes de atuação à instituição. Três décadas mais tarde, em 1978, o IBPT passou a ser denominado Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar, o que trouxe mudanças na estrutura administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado. Jorge Callado destacou que, ao longo desses 80 anos, o instituto contribuiu em áreas que vão da saúde pública ao empreendedorismo inovador.
O Tecpar é uma instituição de ciência e tecnologia referência na área da saúde e atua na produção de medicamentos biológicos e vacinas, atendendo a demandas governamentais nas esferas municipal, estadual e federal. Na área da saúde atua, como laboratório público oficial, no fornecimento de insumos, medicamentos e vacinas ao Ministério da Saúde, como a vacina antirrábica veterinária, que é produzida pelo instituto há 40 anos. Recentemente, com a pandemia do coronavírus, tem prestado apoio na testagem, além de colaborar com a produção de álcool gel, por exemplo. Já na área de desenvolvimento tecnológico e inovação, a atuação do Tecpar está focada na prestação de soluções tecnológicas em saúde e meio ambiente, medição, validação e tecnologia dos materiais, além de consultorias com informação estratégica e análise de dados. Os laboratórios têm reconhecimento das competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. O Tecpar faz também a gestão de incubadora e parques tecnológicos. Outras informações sobre a atuação do instituto podem ser conferidas em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)