Tecpar apresenta tecnologias de materiais para trânsito no Smart City Expo Curitiba

21/03/2024
O Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, apresentou, nesta quinta-feira, suas soluções tecnológicas para a segurança viária nas cidades no Smart City Expo Curitiba 2024, versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. A palestra foi realizada no estande Smart Paraná, espaço do Governo do Estado que apresentará mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos ao longo do evento, além de rodadas de podcasts diários, realizados no próprio estande. O painel apresentado pelo Tecpar, que participa do evento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi conduzido pelo gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, químico industrial e mestre em Bioenergia, Wellington Vechiatto. Ele falou sobre Sinalização Viária para Compras Públicas Municipais e compartilhou as soluções desenvolvidas pelo instituto para tornar as cidades mais eficientes em relação ao trânsito e à mobilidade urbana. O Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, em parceria com o Departamento de Transito do Paraná, Detran-PR, avalia a qualidade dos materiais utilizados na sinalização viária em 247 municípios. Segundo Vechiatto, para fazer uma cidade inteligente na área viária não é preciso construí-la novamente, mas sim buscar reorganizar o seu trânsito. O palestrante também explicou que para construir uma ciclovia o município não precisa de grandes obras ou investimentos, mas pode simplesmente demarcar uma área, pintar com a tinta vermelha indicativa, e terá uma ciclofaixa. Segundo o Código Nacional de Trânsito, este tipo de sinalização identifica que naquela faixa só podem circular bicicletas ou ciclomotores de baixa velocidade. Vechiatto destacou que o Tecpar pode auxiliar os municípios nas licitações de compras públicas municipais. Nesta sexta-feira, último do Smart City Expo Curitiba 2024, a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, irá realizar uma palestra sobre o uso de ferramentas de Business Inteligence para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar, a partir das nove horas e 30 minutos da manhã. (Repórter: Victor Luís)