Tecnologia e integração vão combater evasão nas escolas do Paraná
27/05/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, nesta segunda-feira, em Curitiba, o programa Presente na Escola, com o objetivo de monitorar diariamente a frequência dos estudantes e trabalhar de forma integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes para combater o abandono e a evasão escolar. Dados da Secretaria de Estado da Educação mostram que, no ano passado, 89 mil alunos abandonaram a escola no Paraná. A ideia, agora, é utilizar a tecnologia para criar uma base de dados que vai permitir, além do controle diário de presenças, a adoção de estratégias pedagógicas para manter ou trazer os alunos de volta para a escola. Segundo Ratinho Junior, o Governo do Estado criou uma série de programas, em especial na área de tecnologia, para assessorar todo o trabalho dos diretores e professores.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O governador ressaltou que o combate à evasão também permite melhorar o desempenho do Paraná no Índice de Desempenho da Educação Básica, Ideb.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O lançamento do programa aconteceu durante a capacitação para diretores dos colégios dos Núcleos Regionais da Educação de Curitiba, Área Metropolitana Sul e Área Metropolitana Norte sobre o programa. Ao longo da próxima semana, os outros núcleos vão passar pela formação. De acordo com o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, cada escola terá um objetivo de frequência, que dará bases para elaborar ações direcionadas que revertam o quadro de faltas.// SONORA RENATO FEDER.//
A promotora pública Luciana Lindero, do Centro de Apoio das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, ressaltou que manter o aluno na escola é uma importante medida para combater a violência e as violações de direito.// SONORA LUCIANA LINDERO.//
O monitoramento da frequência de cada aluno será feito pelo aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor fazer a chamada offline pelo celular. Também haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, que envia mensagens diárias aos pais e responsáveis sobre a vida escolar do estudante. Serão gerados relatórios diários por escola e por série, que informam, por exemplo, quais são os alunos mais faltosos ou em quais turmas há mais evasão. A partir daí, a escola pode identificar os padrões de faltas e definir ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta. A Secretaria da Educação vai acompanhar quais Núcleos Regionais, municípios e escolas apresentam maiores índices de abandono. Com isso, trabalhará em conjunto com outras instituições, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, entre outros, para identificar e combater os motivos extraescolares associados ao abandono escolar. (Repórter: Amanda Laynes)
O governador ressaltou que o combate à evasão também permite melhorar o desempenho do Paraná no Índice de Desempenho da Educação Básica, Ideb.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O lançamento do programa aconteceu durante a capacitação para diretores dos colégios dos Núcleos Regionais da Educação de Curitiba, Área Metropolitana Sul e Área Metropolitana Norte sobre o programa. Ao longo da próxima semana, os outros núcleos vão passar pela formação. De acordo com o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, cada escola terá um objetivo de frequência, que dará bases para elaborar ações direcionadas que revertam o quadro de faltas.// SONORA RENATO FEDER.//
A promotora pública Luciana Lindero, do Centro de Apoio das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, ressaltou que manter o aluno na escola é uma importante medida para combater a violência e as violações de direito.// SONORA LUCIANA LINDERO.//
O monitoramento da frequência de cada aluno será feito pelo aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor fazer a chamada offline pelo celular. Também haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, que envia mensagens diárias aos pais e responsáveis sobre a vida escolar do estudante. Serão gerados relatórios diários por escola e por série, que informam, por exemplo, quais são os alunos mais faltosos ou em quais turmas há mais evasão. A partir daí, a escola pode identificar os padrões de faltas e definir ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta. A Secretaria da Educação vai acompanhar quais Núcleos Regionais, municípios e escolas apresentam maiores índices de abandono. Com isso, trabalhará em conjunto com outras instituições, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, entre outros, para identificar e combater os motivos extraescolares associados ao abandono escolar. (Repórter: Amanda Laynes)