Tecnologia ajuda agricultura familiar a manter a venda de produtos

09/04/2020
Produtores rurais paranaenses têm utilizado a internet como ferramenta para garantir o escoamento da produção durante a pandemia do novo coronavírus. Sites, redes sociais e aplicativos ajudam a manter a renda da agricultura familiar, já que as feiras de rua estão suspensas. Para garantir a segurança da população, máscaras, luvas e álcool gel estão ainda mais presentes no dia-a-dia dos trabalhadores.
O Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara diz apoiar e faz um apelo à população para que continue consumindo os produtos da agricultura familiar paranaense, amenizando as consequências da crise e evitando o desperdício de alimentos.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, desde o dia 26 de março o site Feira Fácil Genial oferece à população o serviço de pedidos e entrega de hortifrútis e outros alimentos de produtores rurais..
A Prefeitura disponibilizou um espaço que os feirantes utilizam como central de abastecimento temporário. Lá, eles organizam a logística das entregas, com fluxo limitado de pessoas e equipamentos de higienização.
O site era uma vontade antiga dos próprios feirantes e da gestão municipal, mas a pandemia acelerou o processo e uma startup ajudou a desenvolver a ideia, disse o coordenador do setor de agronegócio do sistema Jonas Gonçalves Franco.
Até agora, 31 agricultores estão cadastrados no sistema, de acordo com a Prefeitura. Outras 14 pessoas estão trabalhando na logística, entre administrativo, TI, marketing, comercial e montagem de cestas. Nas entregas, todos os cuidados de higienização e distanciamento físico são tomados.
O casal Fabrício Busto Alves Miguel e Adrieli Chuffi, de Faxinal, que trabalha em uma feira de orgânicos em Londrina há mais de dois anos, viu a demanda aumentar com o serviço delivery. Adrieli disse que quando tiveram a notícia de que a feira ia ser suspensa, logo pensaram em fazer entregas, e a ideia também partiu dos próprios clientes. Conseguiram manter o preço da feira e fecharam parceria com uma empresa de entrega com bicicletas, para fazer um delivery sustentável, conta Adrieli. // SONORA ADRIELI CHUFFI//
A produtora disse ainda que a colheita, lavagem e embalagem dos alimentos seguem todos os cuidados necessários.
Em Londrina, o site Compre do Pequeno está ativo há uma semana. Oriundos de produtores da região, itens como pão caseiro, mel, conservas, frutas, verduras e laticínios podem ser solicitados online e entregues na casa do consumidor.
No primeiro dia, foram cinco entregas. No terceiro dia de atividade, o site recebeu 150 pedidos. (Repórter: Flávio Rehme)