Técnicos do IAT resgatam gambá ferido em Pitanga, na região Central do Estado

21/02/2024
Técnicos do IAT do Núcleo Regional de Pitanga, na região Central do Paraná, resgataram nesta quarta-feira um gambá ferido. O mamífero foi encontrado com a pata quebrada na frente de uma farmácia no centro de Pitanga por agentes do Corpo de Bombeiros que, na sequência, encaminharam o animal para o escritório regional do IAT no município. O gambá está em tratamento, internado no Centro de Apoio à Fauna Silvestre, que funciona na clínica veterinária da Unicentro, em Guarapuava. Após a recuperação total, se tiver condições, o animal é devolvido à natureza. O Centro de Apoio à Fauna Silvestre é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares. A permanência dos animais depende do tempo necessário para a recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo IAT, ou mantenedores individuais, igualmente habilitados. São quatro unidades do Estado, resultado de parcerias do órgão ambiental com a Unifil, de Londrina; Unicentro, em Guarapuava; Univel, de Cascavel e Unicesumar, de Maringá. Ao avistar animais machucados, ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181. (Repórter: Gustavo Vaz)