Surf, triátlon, handebol e futebol movimentam as praias do Paraná dentro dos Jogos de Aventura e Natureza

20/10/2019
A quarta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza está movimentando o litoral do estado, nas cidades de Guaratuba, Antonina, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá. A abertura foi sábado, dia 19 e as atividades acontecem durante toda a semana, sendo que esta é a segunda etapa realizada no litoral paranaense. Atração já tradicional nas festas de abertura, a Banda que Voa encantou o público, atento a cada acrobacia das bailarinas e notas entoadas a mais de 40 metros de altura. Neste domingo acontecem as finais do surf e Futebol das Estrelas, em Guaratuba, além do triátlon em Caiobá e da penúltima etapa da Copa Paraná de Handebol de Areia, em Antonina. Criados pelo Governo do Estado neste ano, os jogos misturam esporte e turismo com o objetivo de movimentar a economia paranaense. A competição reúne 29 modalidades e percorre 26 municípios do Estado, entre agosto e dezembro. O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu a primeira etapa em 10 de agosto, no Litoral. Depois, aconteceram duas etapas abrangendo municípios lindeiros ao lago de Itaipu. O próximo evento acontece na região de Angra Doce, de 23 de novembro a primeiro de dezembro. O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, falou da importância do projeto e as consequências dos jogos no estado. // SONORA HELIO WIRBISKI // Os prefeitos Roberto Justus, de Guaratuba e Ruy Hauer, de Matinhos, participaram da abertura. Helio Wirbiski destacou a participação das prefeituras na realização dos Jogos de Aventura e Natureza no Paraná. // SONORA HELIO WIRBISKI // Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas. Wirbiski ressaltou o empenho do estado na realização dos jogos, e como resultado, um número expressivo de pessoas envolvidas. // SONORA HELIO WIRBISKI // As modalidades abertas à participação de toda a população acontecem ao longo da semana com diversas clínicas esportivas voltadas à comunidade. A programação é diária e atende locais estratégicos para a prática de cada esporte, sempre supervisionados por profissionais. Mais informações sobre a agenda, inscrições e resultados estão disponíveis no site www.jogosaventuraenatureza.com. (Repórter: Vinícius Scorsin)