Surf e velocross: Jogos de Aventura e Natureza movimentam o Litoral e RMC

13/11/2023
Os Jogos de Aventura e Natureza receberam neste fim de semana as competições da Taça Brasil de Surf, disputada em Matinhos, no Litoral, e o Campeonato Paranaense de Velocross, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os Jogos já concluíram as quatro etapas da edição 2023: em Londrina, no Norte do Paraná; no Litoral, no Corredor das Águas, no Noroeste, em Angra Doce, Norte Pioneiro. Os dois eventos, realizados fora das etapas do calendário, foram atrações extras que atraíram muitos expectadores. Os Jogos são um projeto inovador que une a prática esportiva, turismo e a natureza em um evento itinerante que prioriza as mais belas paisagens do Paraná. A competição tem como objetivo movimentar a economia regional e proporcionar lazer à população. O diretor de inovação e desenvolvimento do Esporte da Secretaria de Esportes, Tiago Campos, destacou que o encerramento da edição deste ano se deu com eventos de sucesso, muitos espectadores, grande parte famílias. // SONORA TIAGO CAMPOS //

Neste domingo foi encerrado o Circuito CBSurf Taça Brasil, disputado durante uma semana, no Pico de Matinhos. A competição fez parte do Circuito da Segunda Divisão do surf brasileiro e reuniu atletas em busca de uma vaga no Dream Tour 2024, elite nacional da modalidade. O melhor desempenho entre atletas do Paraná foi de Gabriely Vasque, de apenas 16 anos, que terminou a competição na quinta colocação após chegar até as quartas de final. Outra ação que chamou a atenção foi a participação de crianças das escolas municipais de Matinhos que aprendem a surfar com o Projeto Somar. Localizado no Pico de Matinhos, atendendo 2 mil alunos do ensino fundamental a cada mês, o projeto “Surf Escola” oferece aulas para crianças de 6 a 12 anos, transmitindo conhecimento acadêmico e cultivando habilidades e valores que moldam o desenvolvimento pessoal. A Taça Brasil de Surf foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf, CBSurf, em parceria com a Federação Paranaense de Surf e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria, e da prefeitura de Matinhos. A 6ª Etapa do campeonato Paranaense de Velocross fez parte da 7ª edição do Expo Motorhome, realizada em Pinhais. Mais de 3 mil pessoas acompanharam o evento, que envolveu cerca de 300 pilotos. Os treinamentos aconteceram no sábado, definindo a ordem de largada para a competição de domingo. A pista estava localizada ao lado do camping, onde se reuniram mais de 500 veículos recreativos. (Repórter: Victor Luís)