Superintendência do DER/PR no Oeste executa R$ 1,7 bilhão em obras em rodovias

18/12/2023
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná é responsável por administrar aproximadamente 12 mil quilômetros de rodovias estaduais paranaenses. Para garantir presença em todas as regiões do Estado, além de uma sede administrativa em Curitiba, o DER conta com cinco superintendências regionais e 14 escritórios regionais subordinados a elas. A Superintendência Regional Oeste, sediada Cascavel, conta com dois escritórios regionais na região Sudoeste: Centro Sudoeste, em Francisco Beltrão, e Vale do Chopim, em Pato Branco. Ao todo, são 72 servidores atuando nas três unidades. A Superintendência é responsável por aproximadamente 2.500 quilômetros de rodovias estaduais, atendidos por contratos de conservação e de execução de obras que representam um investimento de cerca de um bilhão e 700 milhões de reais. As obras em andamento incluem a duplicação da BR-277 em Cascavel, a recém-contratada duplicação da PR-317 em Toledo, o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, a pavimentação da PR-239 entre o Biopark, em Toledo, e o distrito de Bragantina, em Assis Chateaubriand, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a implantação da rodovia Perimetral Leste, ambas em Foz do Iguaçu, a pavimentação da estrada ligando Ramilândia a Santa Helena, a nova iluminação viária da BR-277 em São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e em Foz, além da nova restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, cuja pedra fundamental foi lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior recentemente. Além disso, a Superintendência Regional Oeste do DER concluiu este ano a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, a implantação do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, a restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e o trevo Horizonte, as terceiras faixas da mesma rodovida entre União da Vitória e Marmeleiro, e um dos maiores marcos da engenharia rodoviária paranaense, a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu. Mais realizações da Superintendência Oeste podem ser encontradas em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)