Smart Copel já funciona com novo centro de operações em Curitiba

25/01/2019
Com investimentos de 60 milhões de reais, o Smart Copel, novo centro de operações da Companhia Paranaense de Energia, em Curitiba, já está em pleno funcionamento. Ele vai garantir melhoria no gerenciamento do sistema de distribuição e, consequentemente, na qualidade da energia fornecida ao cliente, além de promover um incremento importante na área de atendimento presencial ao consumidor. O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e o diretor da Copel Distribuição, Antonio Guetter, visitaram nesta sexta-feira a unidade. Segundo o presidente, o Smart Copel antecipa o futuro e otimiza as operações em curso. A unidade reúne em um único lugar as operações que, antes, aconteciam em todo o Estado. Isso também gera uma redução de custos significativa, e a previsão é de um retorno financeiro da ordem de 10 milhões de reais por ano. Aos poucos, as operações estão migrando para a Capital. No último dia 15, a base Cornélio Procópio migrou para o centro de operações do Smart Copel, o que representa 25% da região Norte do Estado. Hoje, cerca de 50% de todos os consumidores do Estado já estão sendo atendidos no local e a previsão é que, até abril, 100% do Paraná seja operado pelo novo centro de controle. Slaviero disse que o objetivo é oferecer um serviço cada vez melhor. Do total de investimentos no Smart Copel, 45 milhões de reais foram destinados à aquisição de um sistema que é o mais moderno do mercado para gestão de redes de energia inteligentes, o que coloca o centro como o mais moderno do país segundo o diretor Antonio Guetter. A implantação da novidade acontece em três etapas, a partir deste ano, com conclusão em 2021. O Smart Copel inaugura ainda uma nova modalidade de agência de atendimento ao cliente, inédita no Brasil, que é o Caminho do Cliente. Com ele, o consumidor é encaminhado prioritariamente a ambientes onde o processo é automatizado, através do autoatendimento. Estarão lotados na agência 26 empregados, que farão mil e 200 atendimentos por dia. Este trabalho, pelo processo tradicional, exigiria mais de 40 atendentes. O caminho do cliente será levado, ainda neste ano, às principais agências de atendimento da Copel, em Londrina. Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. (Repórter: Wyllian Soppa)