Simulação prepara comunidade em caso de situações de desastres, em Morretes, no litoral do Estado

16/03/2019
A manhã deste sábado foi diferente para a comunidade do Rio Sagrado, em Morretes, no litoral do Estado. Ao invés do habitual barulho da mata, se ouviam sirenes e alertas. Eram os avisos para que a população se deslocasse ao ponto de encontro, simulando uma situação de risco de desastres naturais. A atividade foi coordenada pela Defesa Civil Estadual, envolvendo também a Regional do órgão no Litoral, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município. A intenção foi colocar em prática os protocolos de envio de informação entre as Defesas Civis e de alertas à população no caso de fortes chuvas que possam causar problemas como alagamentos, deslizamentos e inundações. O coordenador estadual do órgão, coronel Ricardo Silva, explicou que a operação analisa os trabalhos de aperfeiçoamento dos sistemas e da equipe da Defesa Civil.// SONORA RICARDO SILVA.// Os moradores participaram de uma reunião prévia para que as atividades do simulado fossem explicadas, assim como os locais para reunião antes de se deslocar ao abrigo. Com isso, a população se condiciona a agir preventivamente quando alertas e informações da Defesa Civil chegarem. A comunidade conta com cerca de 200 famílias. O chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres capitão Anderson Gomes das Neves disse que o simulado é uma quebra de paradigma, para que a população aprenda a conviver com o risco e conheça o local onde mora.// SONORA ANDERSON GOMES DAS NEVES.// Ações como essa são importantes para que danos e prejuízos sejam diminuídos, especialmente para as pessoas. Uma das etapas do simulado é a análise de risco de deslizamento a partir de um protocolo estabelecido na Defesa Civil Estadual. Segundo a geóloga da Defesa Civil, Fabiane Acordes, são feitas visitas nas residências para uma análise técnica de risco. // SONORA FABIANE ACORDES.// Franciele Morgesde Andrade, 24, mora com o marido e três filhos em uma casa no mesmo terreno que os pais e conta que teve que ser resgatada no incidente de 2011. // SONORA FRANCIELE MORGESDE.// Segundo o capitão Romero Nunes da Silva Filho, da Defesa Civil, a ação foi acompanhada em tempo real no centro de monitoramento.// SONORA ROMERO NUNES DA SILVA FILHO.// A ação deste sábado envolveu cerca de 200 residências na comunidade do Rio Sagrado. Foram utilizados três ônibus para levar os moradores a um lugar de abrigo, duas viaturas do Corpo de Bombeiros e duas viaturas da Defesa Civil. Os moradores que não receberam SMS com o alerta da Defesa Civil foram avisados pelo som das sirenes que percorreram a região. (Repórter: Juliano Godim)