Simpósio da Polícia Militar do Paraná em Foz do Iaguaçu debate atuação na fronteira

25/07/2019
Oficiais e praças de diversas unidades da Polícia Militar do Paraná participam até esta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, do 1º Simpósio de Operações Policiais Militares de Fronteira. O objetivo é debater a atuação das forças de segurança na faixa de fronteira e as estratégias para combater o crime organizado. São realizadas palestras com integrantes do Poder Judiciário e da PM para explicar as atividades já desempenhadas na região. Na abertura do evento, o secretário estadual de Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, destacou a importância da integração entre as polícias e órgãos federais.// SONORA RÔMULO MARINHO SOARES.//
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, destacou que o encontro serve para aprimorar técnicas e procedimentos para padronizar ações de fronteira.

A Polícia Militar do Paraná tem sete unidades de área que atuam na faixa fronteiriça com o Paraguai e a Argentina. Elas contam com o apoio de unidades especializadas como o Batalhão Ambiental, o Batalhão Rodoviário e o Batalhão de Fronteira, que constantemente realizam operações em regiões de mata, estradas, portos clandestinos e vias de acesso do Lago Itaipu e do Rio Paraná para inibir os crimes. O trabalho integrado das forças de segurança pública do Paraná na região de fronteira tem apresentado bons resultados. Os índices de homicídios reduziram em 34% em Foz do Iguaçu quando comparados com os seis primeiros meses do ano anterior. A tendência de queda também foi verificada nos furtos, com redução de 9,5%, e roubos, com menos 20%. Na faixa de fronteira, que engloba 139 municípios da costa Oeste do Estado, os números que medem a criminalidade também apresentaram queda. Os homicídios, furtos e roubos na região reduziram em 15%. (Repórter: Amanda Laynes)