Setor produtivo conhece planos futuros da Portos do Paraná
11/05/2021
A concessão do canal de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina foi debatida nesta terça-feira com entidades do setor produtivo paranaense, em dois fóruns virtuais. Pela manhã, o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, conversou sobre o tema em reunião promovida pelo Movimento Pró-Paraná e, à tarde, no Conselho Sul Export. Garcia explicou que o modelo de concessão não foi escolhido e que apenas os estudos foram qualificados pelo Programa de Parcerias de Investimentos, do Governo Federal. Ele falou que todo o processo será feito de forma transparente e são os estudos que vão apontar se a concessão para a iniciativa privada é viável, tanto em custos quanto em segurança nas operações, pois os portos paranaenses estão muito próximos do porto de Santos, dos portos catarinenses e do porto do Rio Grande do Sul. Um dos pontos para o interesse público na concessão privada é dar segurança para os usuários, de que o contrato vai viabilizar a navegabilidade do canal a longo prazo. Atualmente, o serviço é prestado através de licitação, o que pode tornar a contratação de obras mais demoradas. São processos que, na maioria das vezes, envolvem uma série de recursos judiciais. Além disso, são limitados e não permitem contratos com mais de cinco anos. Hoje, o calado operacional do Porto de Paranaguá é de 12 metros e meio. Com a retirada da Pedra da Palangana, essa profundidade subirá para 13 metros e meio. A intenção, entretanto, é realizar dragagem de aprofundamento e chegar a 15 metros e meio num futuro contrato. Durante os debates do Conselho Sul Export, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, ressaltou o papel inovador dos portos paranaenses. O Paraná foi o primeiro a ter autonomia de gestão e a autoridade portuária demonstrou muita eficiência, novamente, apresentando estudos básicos e executivos que permitiram dar celeridade às discussões da concessão do canal. Para Piloni, o canal é o coração da atividade de um porto. A concessão é uma questão de sobrevivência, a médio e longo prazo. Outros detalhes podem ser conferidos em portosdoparana.pr.gov.br. (Repórter: Sérgio Aguiar)