Setor de serviços cresce 5% no 1º trimestre do ano no Paraná; turismo avança 2,7%

14/05/2024
O volume do setor de serviços do Paraná cresceu 5% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado está quase quatro pontos percentuais acima da média nacional, que fechou os três primeiros meses com crescimento de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Os principais responsáveis pelo crescimento foram os subgrupos outros serviços, serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, serviços de transporte e serviços prestados às famílias. O segmento outros serviços envolve, por exemplo, compra, venda e aluguel de imóveis próprios; manutenção e reparação de veículos automotores; atividades de apoio à agricultura; e coleta de resíduos. Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços também são positivos no Paraná na comparação mensal, com crescimento de 0,4% no Estado, e no comparativo dos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores, com evolução de 9,8%, enquanto a média nacional no período foi de 1,4%. O primeiro trimestre também encerrou com aumento na receita do setor, de 9,3%, enquanto a média nacional fechou em 5,4%. O índice de atividades turísticas, que compõem esse segmento, cresceu 2,7% no primeiro trimestre, 2,6% no comparativo mensal e 7,6% no acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com o IBGE, cinco dos 12 locais pesquisados registraram movimento de expansão em março. (Repórter: Victor Luís)