Servidores da Saúde aprimoram conhecimentos para coleta e análise de dados epidemiológicos

12/06/2024
Os Sistemas de Informações sobre Mortalidade, o SIM, e Nascimentos, o Sinasc, importantes fontes de informação para o planejamento e avaliação das ações de saúde, são temas de uma capacitação para servidores que a Sesa, Secretaria de Estado da Saúde, promove de 11 a 13 de junho, em Curitiba. O curso tem como objetivo aprimorar o conhecimento dessas ferramentas, fundamentais para o cálculo de diversos indicadores epidemiológicos, subsidiar a análise de situação de saúde, além de serem essenciais para o planejamento e tomada de decisão em saúde pública. O SIM é um sistema nacional de vigilância epidemiológica que coleta dados sobre mortes no país, utilizando a Declaração de Óbito como documento de entrada. As informações são captadas pelas secretarias municipais de Saúde, processadas e consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde em bases de dados estaduais. Já o SINASC, implantado desde 1990, coleta dados sobre nascimentos em todo o território nacional, fornecendo informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. As transferências de dados ocorrem eletronicamente em todos os níveis de gestão. O curso acontece na Escola de Saúde Pública e é promovido pela Divisão de Vigilância e Informações Epidemiológicas da Sesa. Conta com a participação de 26 profissionais das Regionais de Saúde do Paraná, que repassarão o conteúdo atualizado aos seus municípios de abrangência. A atualização de rotinas operacionais do SIM e Sinasc faz parte do conteúdo abordado, assim como as perspectivas de evolução dos sistemas, legislações, documentação, instalação no nível local, exercícios de digitação de Declaração de Óbito e Declaração de Nascido Vivo, atualização de tabelas, regularidade da alimentação dos sistemas, consulta de várias funcionalidades, relatórios, além de uma roda de conversa sobre o diagnóstico situacional nas Regionais de Saúde. (Repórter: Gabriel Ramos)