Serviços e comércio representam 60% do recorde de empregos gerados em 2021

29/10/2021
O recorde na geração de empregos no Paraná em 2021 tem grande participação dos setores de serviços e comércio, apontando para a retomada econômica pós-pandemia. Juntos, eles somam mais de 60% do saldo de 168 mil e 500 vagas formais criadas entre janeiro e setembro, o maior número desde 2004. A liderança é do setor de serviços, que concentra 66.130 postos de trabalho no período, 38,73% do total. O pódio do ranking é completado pelos setores da indústria, com 27,5% do total e saldo de 46.964 vagas; e comércio, com 37.070 vagas, 21,7% do registrado no período. Especialistas dos setores em alta apontam que os números são resultado direto da movimentação econômica, catapultada pelo aumento dos índices de imunização no Estado.
A alta de novas vagas dentro do setor de serviços é impulsionada pelas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 35.965 postos, mais de 54% do total do setor. A área de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais está em segundo lugar, com saldo de 15.017 vagas, representando mais de 22%.
Para o fim do ano, a expectativa é de que o cenário deve continuar positivo, já que esse é um período de tradicional aquecimento por datas como Black Friday e compras de Natal, o que gera vagas temporárias tanto nos serviços como no comércio. Esses setores devem ser influenciados por duas tendências que se consolidaram durante a pandemia: o e-commerce e a preferência por comércios menores e locais a grandes centros. Um dos fatores que contribuiu para o aquecimento da economia foi a implementação dos programas de transferência de renda. A análise completa pode ser conferida em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)