Serviço público do futuro: papel da Ouvidoria, IA e compliance são foco de congresso da CGE

22/11/2023
O segundo dia do Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado trouxe para a discussão o uso da inteligência artificial nos procedimentos de controle e nos programas de compliance. Outros temas também foram abordados, como o papel da Ouvidoria no combate ao assédio e reflexões sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção. O congresso foi idealizado para proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento e boas práticas. O auditor federal Wesley Silva, do Tribunal de Contas da União, mostrou que o uso do Chat GPT para trabalho precisa de conhecimento e intervenção humana.// SONORA WESLEY SILVA.//

Um painel sobre compliance foi formado com professores de pós-graduação do Centro Universitário Univel, parceiro no Congresso. Os especialistas abordaram o uso de inteligência artificial na avaliação de riscos ou na implantação dos programas. O professor Alexandre Barbosa destacou a importância do compliance no serviço público e das inteligências artificiais nas avaliações de risco.// SONORA ALEXANDRE BARBOSA.//

Já o painel com a ouvidora-geral do município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio, e o ouvidor-geral do Paraná, Yohhan Souza, tratou sobre como a Ouvidoria pode ajudar a combater o assédio no ambiente de trabalho, seja sexual ou moral. A ouvidoria paranaense usa o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidoria. O sistema, desenvolvido pela Celepar, era oferecido no estande da CGE, durante o congresso. Ele permite analisar dados e identificar riscos futuros, transformando a ouvidoria em atividade estratégica para a gestão e ferramenta de combate à corrupção. Para fechar o congresso, o escritor Marcos Piangers fez sua palestra Protagonismo e Felicidade. Ele emocionou a plateia com relatos e reflexões sobre se conectar consigo mesmo.// SONORA MARCOS PIANGERS.//

No fim do evento, foram homenageados os ouvidores-gerais do Estado do Paraná, desde que essa atividade começou a ser implantada. O Paraná foi o primeiro estado a implantar o serviço em 1991, com João Olivir Gabardo, que compareceu ao evento para receber homenagens. Também foram premiados os agentes destaque de 2023, eleitos por votação entre pares. A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, agradeceu o empenho e comprometimento de todos e entregou os certificados de premiação. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)