Seminário reúne professores formadores e profissionais em estágio probatório
03/09/2024
Mais de 300 profissionais da Educação da rede estadual de ensino participam, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, do 2º Seminário Formadores - Estágio Probatório 2024. O encontro realizado pela Secretaria da Educação do Paraná, Seed-PR, começou nesta segunda e prossegue nesta terça e quarta-feira. Entre os participantes estão 251 professores formadores e 64 técnicos dos Núcleos Regionais de Educação. Os profissionais integram o programa Formadores em Ação, uma formação continuada ofertada pela Seed-PR que oportuniza a trocas de experiências e aprendizados entre pares. Ou seja, professores lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Neste sentido, o principal objetivo do seminário é capacitar os formadores para que ofereçam feedbacks mais eficazes e construtivos aos professores em estágio probatório, aprimorando suas práticas pedagógicas. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que, na rede estadual de ensino, cada novo professor conta com a orientação de um mentor experiente desde o início de sua jornada. // SONORA RONI MIRANDA //
Logo após a abertura, na segunda-feira, foi realizada uma mesa redonda sobre “O papel do formador no contexto do estágio probatório”, com a participação dos especialistas em educação, Fausto Camargo e Sayuri Masukawa, que ofereceram uma visão aprofundada sobre a importância do papel dos formadores na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional dos novos professores. Nesta terça, os participantes se concentrarão em oficinas práticas sobre temas como “Feedback na Formação do Adulto Professor”, “Intencionalidade do Feedback Formativo” e “Ferramentas do Feedback Formativo”. No último dia, o tema abordado será “Desafios do Feedback Formativo”, além de um alinhamento entre tutores e formadores. A manhã é concluída com a “fala do formador” e debates sobre o uso de rubricas de avaliação para o desenvolvimento dos professores em estágio probatório. (Repórter: Victor Luís)
Logo após a abertura, na segunda-feira, foi realizada uma mesa redonda sobre “O papel do formador no contexto do estágio probatório”, com a participação dos especialistas em educação, Fausto Camargo e Sayuri Masukawa, que ofereceram uma visão aprofundada sobre a importância do papel dos formadores na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional dos novos professores. Nesta terça, os participantes se concentrarão em oficinas práticas sobre temas como “Feedback na Formação do Adulto Professor”, “Intencionalidade do Feedback Formativo” e “Ferramentas do Feedback Formativo”. No último dia, o tema abordado será “Desafios do Feedback Formativo”, além de um alinhamento entre tutores e formadores. A manhã é concluída com a “fala do formador” e debates sobre o uso de rubricas de avaliação para o desenvolvimento dos professores em estágio probatório. (Repórter: Victor Luís)