Seminário reúne ministra do STF e grandes nomes para debater violência política de gênero

16/02/2024
Grandes nomes do Poder Judiciário brasileiro participam do “1º Seminário sobre violência política de gênero: precisamos falar sobre isso". O encontro será no dia 26 de fevereiro, em Curitiba, e é realizado em conjunto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa, com o TRE, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, e OAB-PR. Esta é a primeira vez na história do Paraná que instituições se unem em um espaço de discussão, reflexão e conscientização sobre a violência política de gênero, buscando estratégias para a prevenção e erradicação dessa forma de violência contra as mulheres. A programação do seminário, que acontecerá na sede do TRE-PR, prevê duas palestras ao longo do dia. Durante a manhã, as debatedoras irão abordar o tema "A representatividade importa: mulheres na política e a construção de sociedades inclusivas". À tarde, o tema é "Diagnóstico da violência política de gênero no Paraná". Entre as palestrantes confirmadas estão a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal; a procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Soraya Santos de Assis; a coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho Nascimento; entre outras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma da Escola de Gestão do Paraná para ter direito ao certificado de participação. O seminário é destinado a partidos políticos, prefeitos e prefeitas, magistrados, gestoras da área, conselheiros, servidores, acadêmicos e demais interessados. O evento em Curitiba marca o início de uma série de encontros regionais que devem ser realizados por meio de uma parceria do Governo do Estado e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ao longo do ano com o objetivo de aprimorar as discussões na área. (Repórter: Felippe Salles)