Seminário promovido pela Coordenação Metropolitana de Curitiba debate ruas do futuro na vida da cidade

12/07/2019
A Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, promoveu nesta quinta-feira, em Curitiba, o seminário Ruas do Futuro: O papel das vias na qualidade de vida de uma cidade. O encontro contou com a parceria da Associação Brasileira de Cimento Portland. O presidente da Comec, Gilson Santos, falou sobre a importância do debate para o planejamento das cidades ao lembrar que a qualidade de vida em uma cidade passa também pela discussão das vias urbanas, calçadas e ciclovias.// SONORA GILSON SANTOS.// No evento, o engenheiro da Associação Brasileira de Cimento Portland, Alex Maschio, disse que é preciso levar vida para as cidades, torná-las atraentes e, consequentemente, mais seguras, agradáveis e melhores. Já a professora da Universidade Federal do Paraná, Márcia de Andrade, abordou a importância dos Planos de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento das cidades, destacando a necessidade de que eles tornem as cidades mais integradas, inteligentes, seguras e sustentáveis. Ao final, o engenheiro do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura, Eduardo Ratton, apresentou diversos exemplos de estudos e trabalhos feitos pela Universidade em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, buscando aproximar a academia da gestão pública. O seminário é o primeiro dos eventos programados no Termo de Cooperação Técnica e Científica assinado entre Comec e a Associação, no início deste ano, e que busca a capacitação de técnicos em construções a base de cimento. O objetivo é fazer com que os municípios conheçam alternativas de pavimentação e recebam um suporte técnico adequado, tanto na hora da escolha das tecnologias, quanto nos trâmites burocráticos da obra. (Repórter: Amanda Laynes)