Seminário de cooperação amplia parceria entre Estado e municípios pela alfabetização

10/04/2024
A Secretaria de Estado da Educação promove em Curitiba um Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios 2024 que reúne cerca de mil e 400 participantes. Entre os participantes estão dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos das secretarias municipais, articuladores regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, equipes dos Núcleos Regionais de Educação e servidores da Seed-PR. Esta edição do encontro tem como objetivo subsidiar os municípios na implementação de ações voltadas à aprendizagem, com foco especial nos métodos pedagógicos de alfabetização. As temáticas abordadas no evento fazem parte das propostas integrantes do Programa Educa Juntos, que inclui a oferta de avaliações diagnósticas para as redes municipais, formação continuada aos professores alfabetizadores, além da oferta de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para alunos e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O evento conta com oficinas que abordam temas como Gestão e Alfabetização, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos, permitindo que educadores compartilhem desafios enfrentados em suas realidades específicas e discutam estratégias eficazes para superá-los. O programa Educa Juntos tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil. Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes, além da oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar. (Repórter: Gustavo Vaz)