Seminário atualiza profissionais da saúde sobre a tuberculose e enfatiza a prevenção

17/04/2024
Atualizar profissionais da saúde e estudantes da área sobre a tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo, é o objetivo do seminário realizado por meio da parceria da Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade Pequeno Príncipe, nesta quarta e quinta-feira, em Curitiba. O foco é a prevenção. Participam do II Seminário de Tuberculose técnicos de referência desta doença das 22 Regionais de Saúde, do Laboratório Central do Estado do Paraná, do Centro de Medicamentos do Paraná, da Polícia Penal do Paraná e da Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde estadual e municipais. Dentre os assuntos abordados no encontro estão a estratégia global para o enfrentamento da tuberculose, a doença em populações vulneráveis, farmacologia clínica e na abordagem do paciente, as novas tecnologias dentro do SUS para diagnóstico, além da troca de experiências entre os profissionais. Problema de saúde pública, a tuberculose acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos ou sistemas, como a pleura, gânglios linfáticos e ossos. O tratamento dura no mínimo seis meses, é gratuito e dispensado pelo SUS, assim como o seu diagnóstico, que pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde. O Brasil é um dos 30 países com a maior carga de tuberculose no mundo e faz parte da lista de daqueles prioritários para a TB e dos compromissos internacionais pela eliminação da doença, dentro dos Objetivos de Sustentável das Nações Unidas. Em 2023, foram diagnosticados mais de 80 mil casos novos da doença, com incidência de 37 casos por 100 mil habitantes. No Paraná, entre 2021 e 2023, houve um aumento de 22,6% no número de casos. Foram 2.650 novos registros, que correspondem à incidência de 22,8/100 mil habitantes, em 2023. Em relação ao coeficiente de mortalidade, considerando que tem tratamento e o óbito é evitável, houve um aumento no Paraná de 29%, com 158 mortes em 2019 e 205, em 2022. Os alertas da Secretaria da Saúde para os sintomas e cuidados que devem ser tomados em relação à tuberculose estão disponíveis na matéria no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)