Semana teve entrega de novos leitos e leis de proteção à saúde

30/05/2020
Cinquenta novos leitos em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e 30 em Laranjeiras do Sul, no Oeste, foram inaugurados nesta semana e reforçaram o quadro geral de atendimento exclusivo contra a Covid-19 na rede pública estadual. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, são 1.781 leitos de enfermaria e UTI disponibilizados para atender os casos mais graves no Paraná. Do total, 30% estão ocupados.
A semana também foi marcada por atos importantes na esfera legal. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei que obriga laboratórios e farmácias de todo o Estado a comunicarem em tempo real os resultados de exames para Covid-19 e assinou um decreto regulamentando a fiscalização sobre o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos. A Saúde ainda autorizou o retorno dos treinos de futebol.
O Governo do Estado manteve a estruturação de políticas para minimizar os impactos da pandemia em outras áreas. Na Educação foram instituídas mudanças para facilitar o controle de acesso ao Aula Paraná; na Ação Social, famílias de comunidades tradicionais receberam donativos no Interior; e na área econômica foram implementadas mudanças no acesso a crédito e na tributação das empresas.
A Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, iniciou o uso do aplicativo WhatsApp para melhorar a interação e a resposta aos clientes e potenciais clientes. O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul registrou, na última semana, o marco histórico de um bilhão de reais em contratos nos cinco primeiros meses de 2020, só do Paraná foram 358 milhões de reais.
A CGE, Controladoria-Geral do Estado estabeleceu parceria com a Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas do Estado para verificar se servidores estaduais que receberam o Auxílio Emergencial do governo federal. O procedimento já levantou indícios de irregularidades, que serão investigados para confirmar se houve delito. Os repasses indevidos podem chegar a 3 milhões de reais.
O Governo do Paraná retomou as três últimas obras que estavam paralisadas em decorrência da operação Quadro Negro, que apontou desvios de recursos na construção de prédios escolares. Além do investimento de cerca de 11 milhões de reais, a continuidade dos trabalhos ainda garante a manutenção de 100 empregos diretos nos canteiros, mesmo com pandemia.
O Paraná é o estado do Sul do Brasil que menos perdeu postos de emprego nos quatro primeiros meses do ano, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Em razão da pandemia, todo o País foi afetado.
O secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, apresentou na Assembleia Legislativa o balanço do primeiro quadrimestre de 2020 das contas do Estado. Ele alertou para o impacto provocado pela pandemia do novo coronavírus, disse que a Secretaria de Saúde ainda tem 60% de orçamento disponível para investir em cuidados contra a Covid-19.
A lista detalhada de ações realizadas no Estado no enfrentamento à pandemia está na página xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Flávio Rehme)