Selo Clima Paraná conquista Prêmio Expressão de Ecologia

08/05/2019
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo foi uma das organizações escolhidas para o Prêmio Expressão de Ecologia, com o projeto Selo Clima Paraná, inserido na categoria de Marketing Ecológico. A entrega do prêmio será no dia dois de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. O Prêmio Expressão de Ecologia, que está na 26ª edição, é promovido pela Editora Expressão, e é o maior evento de premiação ambiental do Sul, além de ser o de maior longevidade no país. O objetivo é reconhecer cases de preservação do meio ambiente de principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região sul. O ouvidor da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Adão José Laskoski, destacou a importância do reconhecimento.// SONORA ADÃO LASKOSKI.//

O projeto premia empresas que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global e provocam as mudanças climáticas, que são a origem de tempestades, inundações, deslizamentos de terra, estiagens e ondas de calor, fenômenos que estão ficando cada vez mais frequentes e intensos no Paraná. Além dos danos na saúde humana, a instabilidade climática também afeta a economia. O selo é um incentivo para que as empresas modernizem os métodos de produção e se preparem para competir em mercados que já exigem a redução da “pegada de carbono”, ao mesmo tempo em que orienta a formulação de políticas públicas e a decisão dos agentes privados sobre as emissões de gases de efeito estufa. Outros órgãos públicos e empresas privadas sediadas no Paraná também foram premiados. São elas: Cooperativa Cocari, Consócio Copati (de Proteção da Bacia do Rio Tibagi), Klabin, Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura, as prefeituras de Curitiba e de Guarapuava, e a Universidade Estadual do Paraná. (Repórter: Wyllian Soppa)