Segurança forma 34 policiais militares em curso de resposta rápida e missões especiais

24/09/2021
A Polícia Militar do Paraná formou nesta sexta-feira, 30 militares estaduais do Paraná, três do Amapá e uma policial do Ceará, com o XV Curso de Controle de Distúrbios Civis, turma 2021. Os profissionais passaram por 58 dias de intensas atividades práticas e teóricas, palestras e fizeram visitas técnicas para compor o aprendizado. O curso é o primeiro concluído pelo recém-criado Batalhão de Polícia de Choque, o BPChoque.

A apresentação dos formandos no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, foi uma demonstração da técnica e da capacidade de resposta rápida que os policiais militares adquiriram ao longo do curso para fazer frente a qualquer situação de distúrbios civis, demonstrando eficiência e o preparo físico dos militares estaduais. Logo no início do evento eles fizeram simulações de dispersão de tumulto utilizando viaturas e equipamentos especiais, surpreendendo o público que veio ao evento para participar da formatura.

A capacitação visa formar operadores para atuarem na coordenação de operações e no assessoramento de comandantes de unidades para gerenciar situações de distúrbios civis. Também permite aos militares atuar em manifestações, restabelecimento de ordem em unidades prisionais, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, desobstrução de vias, entre outras missões.

O comandante do BPChoque, major Paulo Renato Aparecido Siloto, afirmou que os policiais passaram por uma formação ampla mesmo em um período de pandemia, e isso mostra que a instituição cresce cada vez mais e se preocupa em prestar um serviço de grande qualidade à sociedade.// SONORA PAULO RENATO APARECIDO SILOTO.//

A solenidade marcou ainda a comemoração pelos 45 anos de criação da Companhia de Choque, subunidade que hoje está inserida no Batalhão de Polícia de Choque. O comandante do Comando de Policiamento Especializado, coronel Wagner Lucio dos Santos, destacou que foram dias e madrugadas a fio que exigiram muito equilíbrio emocional e autocontrole, resistência e disciplina.

O primeiro colocado do curso foi o sargento Willian Fernandes, da Polícia Militar do Paraná. Há 17 anos, ele definiu como meta concluir alguns cursos da PM, os quais foram o Curso de Operações de Busca e Salvamento, o Curso de Operações Especiais e, agora, o Curso de Controle de Distúrbios Civis. O sargento afirmou ter sido um bônus ser primeiro lugar num curso tão difícil e temido por muitos, levando em consideração ser um dos mais velhos da turma, com 44 anos de idade.// SONORA WILLIAN FERNANDES.//

A conclusão do XV Curso de Controle faz parte do planejamento do Comando-Geral da PM em desenvolver cursos de especialização e capacitação para os policiais militares aprimorarem técnicas e sejam mais preparados para atuarem em defesa da população. Além disso, a PM está com alguns cursos em andamento, como o Curso de Operações Especiais e o Curso de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, Categoria Oficiais e Praças. (Repórter: Flávio Rehme)