Secretário da Infraestrutura e Logística do paraná, Sandro Alex, destaca a licitação da obra na pista do aeroporto de Foz do Iguaçu

31/10/2019
O Governo do Paraná lançou, nesta quinta-feira, a licitação da obra de ampliação da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu, investimento que vai resultar em mais voos e impulsionar o turismo da região. O lançamento da licitação foi destacado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, na apresentação durante o encontro Governo 5.0. Promovido pelo Governo do Estado, o evento reúne prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das administrações municipais. O secretário Sandro Alex ressaltou, ainda, que outra obra importante para a região de Foz do Iguaçu é o viaduto na BR-277 com a avenida Costa e Silva, que está em obras. Durante a palestra que fez em Foz do Iguaçu, Sandro Alex destacou o sucesso do programa Voe Paraná, de voos regionais, que já teve mais de 1.500 passagens compradas. A parceria do Governo do Paraná com a União foi outro ponto ressaltado pelo secretário. Ele enfatizou a futura concessão de quatro aeroportos do Paraná; o novo anel de integração das rodovias, que já está em estudo e vai ampliar a concessão dos atuais 2.500 para 4.100 quilômetros, além da obra da segunda Ponte Brasil Paraguai, que está em andamento e também deve ser entregue antes do previsto. O secretário destacou a importância do encontro Governo 5.0.// SONORA SANDRO ALEX//O secretário citou a implementação da tecnologia BIM, que permite o acompanhamento de uma obra em tempo real, evitando desperdício de recursos públicos. O decreto que prevê a tecnologia BIM em obras do Estado já foi assinado e o Paraná é um dos poucos estados a operar com esta tecnologia. O secretário também apontou que estão em andamento mais de 240 milhões de reais em convênios e outros contratos, que somam 150 milhões de reais, que vão ser autorizados em breve. Outra notícia dada no encontro Governo 5.0 foi o entendimento jurídico entre os portos paranaenses e a prefeitura de Paranaguá para o pagamento de dívidas fiscais. O pagamento de 25 milhões de reais à prefeitura de Paranaguá vai quitar uma dívida histórica de tributos municipais que não eram pagos desde 2014. De acordo com Sandro Alex, os valores foram negociados com a adesão ao Programa Especial de Recuperação Fiscal e podem ser investidos em obras e melhorias para a população.// SONORA SANDRO ALEX//Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a intenção da atual gestão foi solucionar um embate que se arrastava nos últimos governos.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//Os projetos da Nova Ferrovia que vai interligar Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e do Ramal Ferroviário Cascavel a Foz do Iguaçu, também foram ressaltados no Governo 5.0. O primeiro passo para a elaboração de um estudo ferroviário que vai contemplar 1.280 quilômetros foi dado com o início dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica. O encontro Governo 5.0 reúne mais de 5 mil pessoas no Hotel Rafain Palace & Convention e discute mudanças na administração pública, dentro do conceito “Novo Pensar. Novo Fazer”. O programa orienta a prática inovadora nos serviços públicos para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população. (Repórter: Priscila Paganotto)