Secretaria estadual do Turismo auxilia municípios na captação de recursos federais

16/11/2023
No intuito de trazer mais recursos federais para os municípios do Paraná, a secretaria estadual do Turismo está assessorando as prefeituras do Estado para que participem de diferentes editais abertos que podem garantir a captação de verbas e incentivos voltados à promoção e atividades turísticas locais. A ação parte da Coordenação de Gestão e Sustentabilidade da pasta, em parceria com as governanças regionais, para orientar e qualificar de maneira técnica os municípios paranaenses. Entre as cidades que já receberam suporte da Setu, Ivaiporã, Ariranha do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Grandes Rios, Lidianópolis, Jardim Alegre, Guaíra, Terra Roxa, Francisco Alves, Iporã, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova, Alto Paraíso e Icaraíma já estão participando de editais federais. A expectativa é auxiliar outros municípios que tenham interesse em obter recursos para aprimorar e qualificar as atividades turísticas desempenhadas. Agora, a Coordenação de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo foca esforços em novos editais abertos, como o 9° Edital de Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus. Neste caso, os projetos podem ser enviados até o dia 26, dando a chance dos participantes captarem recursos voltados à preservação e modernização propriamente dita de vários museus e instituições públicas que trabalhem com esse segmento, espalhadas pelo Estado. Os municípios e lideranças regionais podem conferir as opções disponíveis de editais ainda abertos diretamente com a Coordenação de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria Estadual. Também é possível requisitar apoio durante o processo envolvendo os editais diretamente com a pasta, facilitando ainda mais aos interessados. (Repórter: Gustavo Vaz)