Secretaria de Estado da Segurança Pública firma parceria com Sarandi e amplia rede de compartilhamento de informações

24/06/2020
A Sesp, Secretaria de Estado da Segurança Pública, assinou um novo convênio de compartilhamento de informações. Desta vez, a parceria é com o município de Sarandi, que fica próximo de Maringá, na região Noroeste. Com isso, já são cinco cidades a compor de rede de dados, mas esta é a primeira no Interior. Além de permitir ações como a criação de boletins de ocorrência por parte do município, o documento tem o objetivo de agilizar as investigações da secretaria. Segundo o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, quem mais se beneficia com estes convênios é a própria população do município, e também do Estado como um todo.
Com a assinatura do convênio, Sarandi, que já tem uma delegacia da Polícia Civil e uma companhia da Polícia Militar, poderá acessar ferramentas de gestão de dados e de diagnóstico de ocorrências que envolvem o município. O termo permite, inclusive, consultar e elaborar relatórios dos sistemas Boletim de Ocorrência Unificados. O acordo foi comemorado pelo prefeito do município, Walter Volpato.
Segundo o prefeito, além de confeccionar boletins de ocorrência, os guardas municipais ainda poderão verificar dados do Business Intelligence, sistema de estatísticas criminais da secretaria estadual. Com o convênio, a Guarda Municipal também terá o acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas. Em contrapartida, a Sesp poderá acessar dados de contribuintes do município relativos à segurança, à saúde e à educação, assim como a notificações de agravo contra a mulher e a criança. O município fica responsável por fornecer a Base Cartográfica de Sarandi, com pontos de interesse para a pasta. Já fazem parte do banco de compartilhamento de informações os municípios de São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais e Campo Largo, todos da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é que outras cidades também assinem o termo de cooperação técnica nas próximas semanas. (Repórter: Wyllian Soppa)