Secretaria de Estado da Saúde promove capacitação sobre febre amarela em Ponta Grossa

20/02/2019
A Secretaria de Estado da Saúde promoveu, nesta quarta-feira, uma reunião para sensibilização dos municípios da 3ª Regional de Saúde, que compreende as cidades próximas a Ponta Grossa, quanto ao risco de transmissão da febre amarela. O alerta se dá pela proximidade com o Estado de São Paulo e com municípios paranaenses que já têm casos confirmados da doença. Apesar de já ser área com recomendação de vacinação há vários anos, a Secretaria da Saúde reafirma a importância da busca a não vacinados, principalmente em áreas rurais e comunidades afastadas da 3ª Regional. A equipe reforça também a necessidade de notificar a ocorrência de morte de macacos, que é um sinalizador para circulação do vírus. Nesta quinta-feira, a febre amarela será tema de outro encontro que vai discutir as estratégias e o alinhamento de combate à doença. A reunião acontece em Curitiba, com participação dos três Estados do Sul do Brasil, mais São Paulo, onde a febre amarela já fez dezenas de vítimas, do Ministério da Saúde e da Opas, Organização Panamericana de Saúde. O Paraná tem quatro casos da doença, um em Antonina, dois em Adrianópolis e um em Campina Grande do Sul. Nenhum dos doentes tinha sido vacinado. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do Estado, para pessoas entre 9 meses e 59 anos e que nunca tomaram uma dose. Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Como estes sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como leptospirose, gripe ou dengue, é importante procurar atendimento médico o quanto antes. (Repórter: Wyllian Soppa)