Secretaria de Estado da Educação divulga resultado da consulta sobre material didático com alunos e professores de todo o Paraná

25/04/2019
A Secretaria de Estado da Educação divulgou os resultados da consulta pública sobre o Material de Apoio Didático do Paraná, que começa a ser elaborado nos próximos meses, com base no Referencial Curricular do Paraná aprovado no fim do ano passado. A Superintendência da Educação, responsável pelo desenvolvimento do material, também definiu quais serão os próximos passos do trabalho e anunciou que professores interessados poderão participar da elaboração desse material. A consulta teve como finalidade conhecer as necessidades e expectativas dos profissionais e estudantes das redes de educação em relação ao material. O superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, afirmou que o objetivo é desenvolver um material forte, com sugestões para melhorar a abordagem dos conteúdos em sala, levando em consideração a aplicabilidade das propostas e o desafio que é prender a atenção do aluno para o estudo. Alves frisou que a próxima etapa é a publicação de edital para a seleção dos profissionais que vão criar as apostilas, e que é preciso entender que tipo de elementos o material deve ter para efetivamente apoiar o professor em sala de aula.// SONORA RAPH GOMES.//

O engajamento na pesquisa surpreendeu. Foram 22 mil respostas de alunos e cerca de 10 mil participações de profissionais, de todas as regiões do Estado. Os estudantes apontaram que os livros didáticos utilizados atualmente e o uso da tecnologia e o trabalho extra-classe não estimulam o aprendizado em grupo. Muitos deles acreditam que as atuais publicações não contemplam a realidade e o contexto locais. Como expectativa, tanto docentes quanto estudantes dizem que gostariam de receber um material que trabalhe com metodologias ativas, para estimular outras competências e habilidades. Os alunos também querem ter contato com textos que abordem as características culturais do Paraná e que proponha pesquisas fora de sala. Os professores, por sua vez, consideraram prioridade a inclusão de sugestões para o trabalho com alunos com deficiência e dificuldade de aprendizagem. O Material de Apoio Didático do Paraná foi proposto no início do ano pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder. (Repórter: Wyllian Soppa)