Secretaria da Segurança Pública faz pesquisa com servidores e população no Litoral

12/01/2024
A Secretaria estadual da Segurança Pública quer saber como os servidores e os veranistas do Litoral avaliam as ações do Verão Maior Paraná nas áreas sob a responsabilidade da pasta. Para isso, uma equipe da Ouvidoria da secretaria vai, nos fins de semana, até os pontos de atendimento para conversar com policiais, bombeiros e com a população. A ação conta com apoio da Controladoria-Geral do Estado, que coordena o trabalho por meio da Ouvidoria-Geral e orientou a formatação da pesquisa. Nesta sexta-feira, o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, e Letícia Dohms, coordenadora de Ouvidoria em exercício, acompanharam o trabalho executado nos postos do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual em Guaratuba. O contato direto com quem trabalha no Verão Paraná e com quem está aproveitando as atividades têm o objetivo de divulgar os canais de ouvidoria e registrar reivindicações ou sugestões de melhoria. Também é verificada a prestação de serviços contratados, como banheiros químicos, e a qualidade de instalações para os profissionais que atuam no litoral, durante a temporada. As atividades vão ser desenvolvidas também em Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Antonina e Morretes até o fim do Verão Maio. Para o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, o trabalho estimula a participação dos servidores e da população na administração pública. // SONORA IVO FERREIRA NETO //

A ideia é garantir que a execução dos trabalhos ocorra em consonância a tudo que foi planejado para o Verão Maior. Os policiais e bombeiros, assim como os cidadãos, são informados dos meios pelos quais eles podem expressar a avaliação. Especificamente para quem trabalha no Verão Maior, são dadas orientações sobre os direitos e deveres e explicados atos que podem ser considerados impróprios, além de informados fluxos adotados pela Ouvidoria e pela gestão após o recebimento da demanda, como garantia do anonimato ou sigilo. A coordenadora em exercício da Ouvidoria-Geral explicou que durante a temporada há aumento no número de manifestações, considerando as informações colhidas no Núcleo de Informação Estratégica da Coordenadoria de Ouvidoria. // SONORA LETÍCIA DOHMS //

Josane Pereira estava com a família no carro e foi parada no Posto de Guaratuba, no embarque do ferry boat. // SONORA JOSANE PEREIRA //

Quem for entrevistado pelas equipes pode registrar elogios, reclamações, denúncias e outras reivindicações, principalmente aquelas relacionadas às ações da Segurança Pública. (Repórter: Gustavo Vaz)