Secretaria da Saúde inicia fumacê contra a dengue em 45,5 mil imóveis de Cascavel

18/03/2024
Cascavel, município-sede da 10ª Regional de Saúde, iniciou nesta segunda-feira uma operação fumacê de combate à dengue. A medida, realizada pela Secretaria de Estado da da Saúde, Sesa, tem como objetivo ajudar na eliminação do mosquito Aedes aegypti em sua forma adulta, transmissor da doença, e diminuir a transmissão viral. A ação teve início nos bairros São Cristóvão, Morumbi e Periolo e vai percorrer outras 21 localidades do município. O inseticida será aplicado por quatro veículos da vigilância epidemiológica Sesa em 1.278 quarteirões, que contemplam 45.550 imóveis. A operação está prevista para finalizar em 10 de abril, podendo haver ajuste no cronograma por conta das condições climáticas. O fumacê é feito duas horas antes do nascer do sol e duas horas após o pôr do sol, com cinco ciclos de aplicação, em intervalo de três a cinco dias para a repetição do uso nas localidades com maiores riscos epidemiológico. O diretor da Regional de Saúde, Rubens Griep, diz que Cascavel é um dos municípios com mais casos registrados no Estado. De novembro de 2023 até o momento, 46 municípios já receberam as atividades de nebulização. (Repórter: Victor Luís)