Secretaria da Saúde capacita 2 mil profissionais para a Atenção Materno Infantil em Ibiporã, no Norte do Estado

06/11/2019
O olhar profissional voltado para o cuidado da gestante e do bebê, com toda a equipe falando a mesma linguagem, aplicando o protocolo da linha guia de atenção e devidamente qualificada para o enfrentamento de intercorrências no período da gravidez, parto e pós-parto. Este é o objetivo da capacitação que a Secretaria da Saúde do Paraná desenvolve junto a aproximadamente 2 mil profissionais que atuam em todas as regiões do Estado.
 Nesta quarta-feira, mais de 400 profissionais participam do encontro em Ibiporã, na macrorregião Norte do Paraná. Na semana passada, foi em Cascavel e, posteriormente, chegará às macrorregiões de Maringá, no dia ‪22, e Curitiba, no dia 6 do mês que vem. A capacitação é uma das ações que o Paraná realiza para o enfrentamento da mortalidade materna, infantil e fetal. A diretora de Atenção à Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, afirma que as atividades são importantes para padronizar o trabalho. // SONORA MARIA GORETTI LOPES //
Um dos focos do trabalho da Secretaria da Saúde busca a redução da Razão de Mortalidade Materna. Este é o indicador mais utilizado no mundo: registra o número de mortes maternas na gestação e até 42 dias após o parto e faz a relação proporcional com 100 mil bebês nascidos vivos.
 No ano passado, a Razão de Mortalidade Materna no Paraná ficou em 50 a cada 100 mil nascidos vivos. A capacitação aconteceu no Teatro Padre Jose Zanelli, em Ibiporã, no Norte do Estado. Durante todo o dia foram ministradas aulas e palestras sobre os cuidados e atenção à gestante, além de apresentação de experiências de sucesso na área, desenvolvidas pelos municípios. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã. (Repórter: Rodrigo Arend)